Norte do Espírito Santo passa a Grande Vitória e tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI

A atualização feita na noite desta sexta-feira (19) mostra que 85,90% dos leitos de UTI no Norte do estado têm pacientes.


A região Norte do Espírito Santo passou a Grande Vitória e registrou a maior taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nesta sexta-feira (19), com 85,90%. Dos 78 leitos, 67 têm pacientes.

O índice de ocupação é atualizado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A atualização mais recente foi feita às 20h58 desta sexta-feira.

De acordo com o Governo do Estado, no Hospital Rio Doce, em Linhares, todos os oito leitos de UTI para pacientes com coronavírus estão ocupados. Também não há vagas no Hospital Geral de Linhares.

No Hospital Dr. Roberto Silvares (HRAS), em São Mateus, 19 dos 30 leitos estão ocupados. No Hospital Meridional também em São Mateus, todos os 20 leitos de UTI têm pacientes.

Na terça-feira (16), uma idosa de 74 anos com suspeita de coronavírus morreu dentro da ambulância, à espera de uma vaga no Hospital Roberto Silvares.

Outras regiões

Na Região Metropolitana, a taxa de ocupação de UTI está um pouco mais baixa, com 85,71%. Na região Central, ela é de 76,47%. Já na região Sul, o índice está em 78,46%.

Na média estadual, a ocupação da UTI ficou em 84,53%, com 552 pacientes para os 653 leitos destinados a pacientes com Covid-19 distribuídos em todo o Espírito Santo.

A ocupação dos leitos de UTI é um dos índices monitorados pelo Governo do Estado para a adoção de medidas mais restritivas no combate ao novo coronavírus.

Nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que, nesta semana, a demanda por leitos de UTI de estabilizou. Segundo ele, o Estado enfrenta “dificuldades pontuais” que estão sendo resolvidas com a ampliação do número de vagas nos hospitais públicos e filantrópicos.

“Esta semana está terminando com certa estabilidade na ocupação de leitos de UTI. Estamos abrindo leitos. Desde o final de maio, abrimos mais 149 leitos de UTI. Essa estratégia de estruturar o sistema de saúde funcionou. Tivemos problemas regionais, mas sempre tratamos o atendimento hospitalar de forma estadual, transferindo pacientes. Tivemos dificuldades pontuais, mas isso foi se resolvendo”, disse.

Casagrande também explicou porque o Espírito Santo não optou pela construção de um hospital de campanha e ressaltou que o reforço no sistema de saúde deixará um legado para a população capixaba.

“Já abrimos mais de 1,3 mil leitos de UTI e enfermaria [desde o início da pandemia]. Nossa estratégia foi estruturar hospitais públicos e filantrópicos, para que ficasse um legado para a saúde pública do Espírito Santo. Nunca descartamos a construção de um hospital de campanha, mas sempre falamos que nossa prioridade era fazer um investimento que ficasse como legado”, disse.

 

Leia mais

Homem é atingido por bala perdida no quintal de casa em São Gabriel da Palha

Foto ilustrativa Um homem foi vítima de bala perdida...

Coronavírus: Veneciano está em Trinidade e Tobago a trabalho sem previsão para retornar ao Brasil

Daniel Ferrari / redenoticiaes O veneciano, Diego Belmiro, Supervisor Irata e Inspetor de Equipamentos, de uma empresa multinacional, está embarcado desde dia 09 do mês...

Secretaria da Educação cria Programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais para alunos da Rede Estadual

Com a suspensão das aulas presenciais para conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) e o fim do...

Cartilha com informações do sistema financeiro para migrantes e refugiados é atualizada

O Ministério da Justiça e Segurança Pública contribuiu para atualização, juntamente com a Agência da ONU para Refugiados...

Leia também

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo...

Sedurb avança na autuação on-line de processos

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande...

Crédito fundiário: 162 famílias foram contempladas em oito meses

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...