Norte do Espírito Santo passa a Grande Vitória e tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI

A atualização feita na noite desta sexta-feira (19) mostra que 85,90% dos leitos de UTI no Norte do estado têm pacientes.


A região Norte do Espírito Santo passou a Grande Vitória e registrou a maior taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nesta sexta-feira (19), com 85,90%. Dos 78 leitos, 67 têm pacientes.

O índice de ocupação é atualizado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A atualização mais recente foi feita às 20h58 desta sexta-feira.

De acordo com o Governo do Estado, no Hospital Rio Doce, em Linhares, todos os oito leitos de UTI para pacientes com coronavírus estão ocupados. Também não há vagas no Hospital Geral de Linhares.

No Hospital Dr. Roberto Silvares (HRAS), em São Mateus, 19 dos 30 leitos estão ocupados. No Hospital Meridional também em São Mateus, todos os 20 leitos de UTI têm pacientes.

Na terça-feira (16), uma idosa de 74 anos com suspeita de coronavírus morreu dentro da ambulância, à espera de uma vaga no Hospital Roberto Silvares.

Outras regiões

Na Região Metropolitana, a taxa de ocupação de UTI está um pouco mais baixa, com 85,71%. Na região Central, ela é de 76,47%. Já na região Sul, o índice está em 78,46%.

Na média estadual, a ocupação da UTI ficou em 84,53%, com 552 pacientes para os 653 leitos destinados a pacientes com Covid-19 distribuídos em todo o Espírito Santo.

A ocupação dos leitos de UTI é um dos índices monitorados pelo Governo do Estado para a adoção de medidas mais restritivas no combate ao novo coronavírus.

Nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que, nesta semana, a demanda por leitos de UTI de estabilizou. Segundo ele, o Estado enfrenta “dificuldades pontuais” que estão sendo resolvidas com a ampliação do número de vagas nos hospitais públicos e filantrópicos.

“Esta semana está terminando com certa estabilidade na ocupação de leitos de UTI. Estamos abrindo leitos. Desde o final de maio, abrimos mais 149 leitos de UTI. Essa estratégia de estruturar o sistema de saúde funcionou. Tivemos problemas regionais, mas sempre tratamos o atendimento hospitalar de forma estadual, transferindo pacientes. Tivemos dificuldades pontuais, mas isso foi se resolvendo”, disse.

Casagrande também explicou porque o Espírito Santo não optou pela construção de um hospital de campanha e ressaltou que o reforço no sistema de saúde deixará um legado para a população capixaba.

“Já abrimos mais de 1,3 mil leitos de UTI e enfermaria [desde o início da pandemia]. Nossa estratégia foi estruturar hospitais públicos e filantrópicos, para que ficasse um legado para a saúde pública do Espírito Santo. Nunca descartamos a construção de um hospital de campanha, mas sempre falamos que nossa prioridade era fazer um investimento que ficasse como legado”, disse.

 

Leia mais

INDICADORES: Semana termina (7) com quebra na sequência de alta no preço do café

A saca de 60 quilos do café arábica termina a semana (7) com queda de 2,51% no preço e é vendida a R$ 570,46...

Ministério da Saúde habilita 95% dos leitos de UTI solicitados por estados e municípios

Das 12.233 solicitações de estados e municípios para que o Ministério da Saúde fizesse a habilitação de leitos de UTI, 11.827 foram atendidos -...

Visitas serão retomadas nos presídios do Espírito Santo no dia 10 de agosto

As visitas aos internos do sistema prisional do Espírito Santo voltarão a acontecer no dia 10 de agosto. Elas estavam suspensas desde o dia...

Eleição 2020: Enivaldo já está em Barra de São Francisco

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), já está em Barra de São Francisco. Pré-candidato a prefeito, Enivaldo chega para participar de reuniões e finalizar...

Leia também

Penha Cimadon é a entrevistada do Dipapo desta quinta-feira (01)

A próxima edição do programa Dipapo, projeto idealizado pela empresária, Dani Ferrari, juntamente com a Image Produções e a Rede Notícia, vai ao ar...

Justiça impede retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do Espírito Santo

Autorizadas pelo Governo do Estado a retomar suas atividades presenciais a partir do dia 5 de outubro, as escolas particulares do Espírito Santo estão...

Disputa entre “Boca de baleia” e “Jacy Obama” vira piada em Água Doce do Norte

Água Doce do Norte viverá esse ano uma das políticas mais hilárias dos últimos anos. Entre os candidatos estão dois políticos que protagonizaram grandes...

INDICADORES: Alta no café arábica no início de outubro (1º)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quinta-feira (1º) com alta de 1,18% no preço e é vendida a R$ 541,13...