‘Noli me Tangere’ apresenta experimento performativo na internet em tempos de pandemia

Nos últimos meses, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o setor cultural passou por um processo de reinvenção para seguir em frente. Com o teatro e a performance não foi diferente. Apresentações de espetáculos ao vivo (sem a presença do público) ou a exibição de trabalhos gravados anteriormente, ambos exibidos pela internet, foram algumas das soluções para se conectar com as pessoas.

Outro caminho encontrado foi o de criar projetos voltados exclusivamente para as telas digitais. Essa é a proposta de “Noli me Tangere” (“Não me Toques”), idealizada pela Confraria de Teatro, que reúne as atrizes Thiara Pagani, Micheli Santini, Gleide Firmino e Julia Pedreira, em performances individuais a serem exibidas em dois finais de semana, nos meses de agosto e setembro, gratuitamente, sempre às 19 horas, e em formato on-line.

As quatro performances transformaram alguns questionamentos — “como performar tendo como dispositivo apenas a sua própria tela?” — em potência criativa, além de usar a distância como limite, mas nunca como limitação: Thiara é de Vitória, no Espírito Santo; Micheli e Gleide, de Samambaia, no Distrito Federal; e Julia Pedreira, de São Paulo, todas elas se propuseram a pensar outras maneiras de encenação.

O elo entre as atrizes, que não se conhecem pessoalmente, é João Turchi, escritor e dramaturgo goiano radicado em São Paulo e que trabalhou com as quatro performers em diferentes momentos. Ele possui uma pesquisa sobre comunicação mediada por dispositivos eletrônicos junto ao grupo Cinza, o que contribuiu para pensar o processo cênico.

“Para mim, utilizar dispositivos virtuais, não como forma de torcer, mas de afirmar sua distância, é algo novo. Em geral, ao trabalhar com virtualidade, minha pesquisa sempre envolveu, exatamente, a possibilidade de rompê-la trazendo as funções de aplicativos on-line para a presença física. Nesse contexto, me parece interessante encarar as limitações da bidimensionalidade e das funções trazidas pelos próprios aplicativos como elementos constitutivos de programas de performance”, diz o dramaturgo João Turchi. 

Pandemia

Inicialmente, pensada para acontecer em formato presencial, o trabalho teve que ser adaptado para o espaço on-line em função da pandemia. Juntos, escritor e atrizes/performers repensaram as diferentes pesquisas sobre a rua, o espaço público e foram encontrando novos caminhos para trazer para a tela aquilo que não cabe dentro das suas casas. O espaço virtual funciona, assim como a cidade, e é nele que as performers, acostumadas a atuarem com o lado de fora, precisam desenvolver suas derivas.

As atrizes também fizeram pesquisas pessoais e individuais buscando fotos esquecidas, rascunhos de texto que não foram usados, mas também nunca apagados, gráficos, curvas de contágio e caminhos no Google Maps e, desta forma, criar os elementos cênicos para cumprir o programa performativo que lhes foi entregue dentro do limite de tempo que a plataforma de comunicação utilizada possibilitará.

A partir daí, um mesmo texto e um mesmo limite temporal para cada apresentação funciona como uma espécie de código binário, o sistema que estrutura a linguagem eletrônica em que sequências infinitas de apenas dois números, 0 e 1, são capazes de desenhar tudo o que vemos na tela, e ganham particularidades e ineditismos, dependendo do que cada atriz/performer escolhe mostrar em sua performance.

Para assistir ao experimento virtual, basta enviar um e-mail para confrariadeteatro@gmail.com. As apresentações acontecem sempre às 19 horas e são gratuitas. 

 

Confira o calendário das performances:

27/08 e 11/09 – Julia Pedreira
28/08 e 12/09 – Gleide Firmino
29/08 e 13/09 – Micheli Santini
30/08 e 14/09 – Thiara Pagani


“Não me Toques”

 

“Noli me Tangere” significa “Não me Toques” e é a frase que Jesus falou para Maria Madalena quando ele ressuscitou dos mortos e, pra acreditar que ele ainda existia, ela tentou tocá-lo. Ele, no entanto, já era, nesse momento, virtual e, por isso, acreditar na sua presença envolvia vê-lo, mas sem a possibilidade de senti-lo. Só sabemos que Jesus estava ali pelas suas palavras, é nele e não em Maria Madalena que devemos acreditar para comprovar sua presença.

 

Edital

 

O trabalho foi realizado com recursos do Funcultura, contemplado no edital 20/2018 Setorial de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O texto e programas performativos serão publicados pela Editora Maré e também disponibilizados em plataforma digital.

 

Ficha Técnica

Concepção e Dramaturgia: João Turchi
Atrizes/ Performers: Gleide Firmino, Julia Pedreira, Micheli Santini e Thiara Pagani
Provocação: Olivia Ardui
Debate de Arte-Educação: Amanda Amaral e Winny Rocha
Projeto Gráfico: Gustavo Binda

Serviço:
“Noli Me Tangere”
Onde: 
On-line  Datas das exibições:
27/08 e 11/09 – Julia Pedreira
28/08 e 12/09 – Gleide Firmino
29/08 e 13/09 – Micheli Santini
30/08 e 14/09 – Thiara Pagani

Horário: 19 horas
Gratuito

Para assistir envie e-mail para: confrariadeteatro@gmail.com

Instagram: @confrariadeteatro

 

Leia mais

Homem é preso com drogas em Água Doce do Norte

Na madrugada deste sábado, 18/07/2020, policiais do 11º BPM de Água Doce do Norte, compareceram ao bairro Bela Vista, onde estaria acontecendo tráfico de...

PM apreende arma de fogo em Nova Venécia

Policiais militares de Nova Venécia apreenderam uma pistola...

Governo usa telemedicina para atender indígenas no Amazonas

Para facilitar o acesso de indígenas a atendimento médico, o Ministério da Saúde está testando um sistema de consultas pela internet. O projeto está...

Leia também

Primavera 2020: estação deve trazer chuva, exceto no Nordeste

A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul está prestes a começar: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do início da...

Nova Lei do Gás Natural pode baratear custos da produção de frangos

Aprovado pela Câmara dos Deputados no início do mês, o Projeto de Lei 6407/2013, também conhecido como Nova Lei do Gás, pode trazer muitos...

Maior produtor de aves, suínos e milho, Toledo pode se beneficiar com a aprovação da Nova Lei do Gás

Aprovado pela Câmara dos Deputados no início do mês, o Projeto de Lei 6407/2013, também conhecido como Nova Lei do Gás, pode trazer muitos...

DF: Hoje restrito ao setor automotivo, gás natural pode beneficiar mais segmentos da economia local com a Nova Lei do Gás

O mercado de gás natural no Distrito Federal é um dos mais tímidos do país, mas isso pode começar a mudar com a Nova...