No Espírito Santo, pelo menos 20% dos testes para Coronavírus são feitos na rede particular

Redes privadas precisam ter autorização da Secretaria de Saúde e da vigilância epidemiológica para fazer os testes.

Cerca de 20% dos testes para Covid-19 feitos no ES são em laboratórios particulares — Foto: Caio Coutinho/G1

 

Cerca de 20% a 25% dos testes para detectar a Covid-19 realizados no Espírito Santo são feitos pelos laboratórios particulares. Os preços dos exames variam de R$ 189 a R$ 300.

A informação é do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que enfatiza a obrigatoriedade de os laboratórios passarem por processos de legalização junto a órgãos do Estado.

“Todos eles precisam seguir uma norma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que disciplina a realização de exames pela rede privada. Além disso, eles devem passar por processo de validação pelo Laboratório Central (Lacem) e pela subsecretaria de Vigilância em Saúde”, detalhou Nésio.

De acordo com o secretário, o governo do Estado está inspecionando esses estabelecimentos para verificar se as notificações estão sendo feitas, mesmo que o caso não se confirme positivo e seja apenas uma suspeita.

“Faremos a inspeção nos laboratórios privados para verificar se está ocorrendo o devido lançamento dos dados. Toda pessoa com suspeita deve ser notificada, de forma compulsória”, detalhou.

E, caso não haja a correta notificação dos casos suspeitos, o responsável pelo laboratório pode ser multado ou até ser preso. Já se o local realizar o exame para detectar o coronavírus sem autorização da Sesa, pode ser multado e ter o alvará de funcionamento cassado.

Drive-thru

Na Grande Vitória, os laboratórios particulares se adaptaram para oferecer menos riscos a quem quer fazer a testagem para a Covid-19.

Os estacionamentos de muitos desses locais viraram a central de coleta. Nenhum paciente sai do carro para o exame.

O chamado PCR, mais confiável, é feito ali mesmo. As amostras são guardadas para que a análise seja feita depois.

Laboratórios criaram 'drive-thru' de exames — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Laboratórios criaram ‘drive-thru’ de exames — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Um desses laboratórios já fez cerca de sete mil exames desde o início da pandemia. No início, eram apenas 30 testes por dia, mas, com o aumento do número de casos, são feitos até 90 testes diariamente.

Outro laboratório foi montado no estacionamento de um shopping em Vila Velha. Os exames também são feitos no esquema drive-thru, atendendo os pacientes dentro do próprio carro.

Esse laboratório foi montado apenas para atender pacientes com suspeita de coronavírus.

Leia mais

Leia também