No ES, número de inscritos no Enem 2022 é menor que no ano anterior

Compartilhe

O número de candidatos que se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 no Espírito Santo caiu 3% em relação ao ano anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento foi feito por Álvaro Guaresqui e Pedro Cunha, do g1 ES e TV Gazeta.

Enquanto em 2021 as inscrições capixabas totalizaram 64.184, em 2022 o número chegou a 62.147, uma diferença de menos 2.037 inscritos. O total inclui as modalidades manual e digital.

A professora doutora em educação Cleonara Maria Schwartz apontou que, apesar do percentual baixo, ainda assim é um número expressivo e que pode representar o rompimento do vínculo entre os jovens e o ensino básico e a graduação.

“É uma redução significativa e ela mostra que um quantitativo de jovens desistiu de dar prosseguimento a sua formação em nível superior, uma vez que o Enem é o exame usado por várias instituições para acesso ao ensino superior. Mostra também que é um número expressivo de jovens que deixou de concluir o ensino médio”, falou Cleonara.

Do total de inscritos desta edição, 61.302 farão a prova impressa e 845 a prova digital.

De acordo com a professora, para que a prova digital seja difundida, antes é preciso que os governos invistam em políticas de inclusão digital, especialmente com a universalização de serviços de internet de alta velocidade.

“A [versão] digital requer internet de boa qualidade, requer um bom computador, requer ferramentas tecnológicas que ainda não são acessíveis a maior parte dos nossos estudantes”, explicou.

O primeiro dia tem 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação. Os portões dos locais de avaliação abrem às 12h, fecham às 13h, e a aplicação inicia 13h30. A duração é de 5h30.

Já a segunda prova reúne 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. O esquema de abertura das escolas é o mesmo, porém, o exame precisa ser finalizado no período de 5h.

Provas do Enem — Foto: Reprodução

Provas do Enem — Foto: Reprodução

Leia também

Casal completa 72 anos de casamento em Pinheiros; conheça a história

Em tempos de matrimônios curtos, um casal de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, quebrou as regras da...

BSF: inauguração do Curral de Leilões terá música ao vivo

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos esteve neste domingo (07), na parte da manhã...

Profissionais de Educação participam do 1º Congresso de Educação Infantil e Anos Iniciais

Aconteceu no último sábado, 6, das 8h às 12h, em Colatina, no Teatro Marista, o 1º Congresso de...

‘Caixaça Econômica’: ideia de capixaba ‘bomba’ nas redes sociais

    Fachada da distribuidora de bebidas com a placa "Caixaça Econômica" — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta É difícil encontrar algo...

Michel Teló, Ferrugem, Delacruz, Bin e mais: veja a agenda cultural do Espírito Santo

Confira a agenda cultural com shows e outros eventos marcados no Espírito Santo nos próximos dias.     Veja mis detalhes...

Prorrogadas inscrições para o 2º Torneio de Silagem de Milho

  A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) prorrogou, até o fim deste mês, as inscrições para a 2ª edição...

Saiba como proceder em casos de vendaval

No Brasil, os desastres naturais meteorológicos, entre eles os vendavais, estão entre os mais frequentes e mais danosos....

Parque de Leilão ‘Mira Dalmagre’ será inaugurado no dia 17 de setembro com shows musicais e leilão de gado de ponta

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou neste domingo, 7, que a inauguração do Parque de Leilão Mira Dalmagre,...