No Dia Mundial do Meio Ambiente, engenheiro fala sobre importância do licenciamento

» O engenheiro da 1001 Saúde Ambiental, Israel Júnior

Nesta sexta-feira (05), foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.

Em Nova Venécia, um dos municípios pioneiros a receber do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o direito de emitir licenciamento ambiental, realizando a atribuição de atividades potencialmente poluidoras para impacto local desde 2014, uma empresa tem se destacado: a 1001 Saúde Ambiental.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licenciar um empreendimento e atividades utilizadoras de recursos naturais, consideradas potencialmente poluidoras.

Com a crescente demanda no mercado, a 1001 Saúde Ambiental realiza o licenciamento de diversas atividades, incluindo: indústria de beneficiamento de rochas ornamentais; oficinas mecânicas, com ou sem pintura automotiva; laboratórios; indústria de madeiras; indústrias metalúrgicas; postos de combustíveis; indústrias gráficas; e indústrias de pré-moldados; entre outras atividades passíveis do licenciamento ambiental.

“Procuramos viabilizar as atividades potencialmente poluidoras através de medidas de controle e forma de mitigação dos impactos, visando sempre o custo benefício da empresa. Além disso, realizamos vistoria técnica com frequência em nossos clientes, de forma que possamos garantir que o empreendimento esteja alinhado com a legislação ambiental em todas as esferas, e minimize a chance de sanção administrativa prevista em lei”, disse o engenheiro ambiental da empresa, Israel Júnior.

Segundo o consultor ambiental, zelar pelo cumprimento das políticas ambientais e garantir que a marca ou empresa não serão prejudiciais ao meio ambiente são as principais missões da empresa. “Assim, a organização poderá trabalhar harmonicamente com a natureza à sua volta, garantindo a qualidade de seu trabalho e preservação ambiental”.

Ele ainda falou sobre a importância da consultoria ambiental. “É extremamente importante, pois além de fiscalizar e garantir o cumprimento de normas e leis, também preserva a empresa de arcar, posteriormente, com multas graças ao descumprimento de suas indicações e obrigações. Leva-se em consideração que as multas ambientais são onerosas para as empresas, podendo levá-las a enormes crises financeiras ou até mesmo a decretar falência”, finalizou Israel Júnior.

Leia mais

Covid-19: Aplicativo vai identificar pessoas próximas que testaram positivo para a doença

Em até 24 horas, uma pessoa poderá saber, por meio de um alerta no celular, se alguém próximo esteve ou não infectado pelo novo...

Homem amarra, amordaça e espanca funcionária de escola no Espírito Santo

Vítima foi encontrada desacordada, amarrada e deitada sobre uma poça de sangue — Foto: Reprodução/TV Gazeta Uma mulher de 44 anos foi amarrada, amordaçada e...

INDICADORES: Preço do café arábica ultrapassa os R$ 600 nesta quinta (27)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quinta-feira (27) com alta de 1,16% no preço e é vendida a R$ 603,11...

Só no Norte do ES, Polícia e MP identificam 4 mil pessoas que receberam diploma falso

O Ministério Público (MPES) e a Polícia Civil do Espírito Santo estão investigando quadrilhas especializadas na emissão de diplomas falsos no estado. Apenas na região...

Leia também

Morre em Barra de São Francisco Antônio Carlos “Castor”

Faleceu em Barra de São Francisco nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2020, Antônio Carlos Castor. Cruzeirense de coração, Castor, como era conhecido entre os francisquenses, veio...

Cantora faz show e reúne multidão em meio à pandemia de covid-19

Milhares de fãs se reuniram para o show...

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...