Na reta final do prazo, saiba como emitir e transferir o título de eleitor

Compartilhe

 

O prazo para emissão, transferência e regularização do título de eleitor no Espírito Santo termina na próxima segunda-feira (4) .

Além de disponibilizar o serviço pela internet, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) também vai atender os eleitores presencialmente neste final de semana e na próxima segunda.

No sábado (30) e no domingo (1º), os cartórios vão funcionar das 12h às 18h. Na segunda, o atendimento será das 9h às 18h.

Sobre as pessoas que já fizeram as requisições, mas ainda não tiveram retorno, o TRE-ES informou que a solicitação pode ser acompanhada pela internet.

“Por conta da demanda intensa nos últimos dias, várias requisições ainda estão em análise, mas em poucos dias os eleitores poderão conferir a atualização de seus títulos de eleitor. Basta acompanhar o andamento do pedido pelo número de protocolo recebido. Caso seja necessário complementar algum documento, o cartório eleitoral fará contato pelo endereço de e-mail informado no requerimento”, informou o TRE-ES.

Travestis ou transexuais que desejam solicitar o uso do nome social no título eleitoral e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que querem transferir o local de votação para uma seção com mais acessibilidade também têm até o dia 4 de maio para fazer a solicitação. Saiba como solicitar.

Os eleitores podem ter acesso aos serviços por meio do site do TRE, onde farão um requerimento por meio de um link, que será analisado pela Justiça eleitoral. É preciso passar algumas informações para o sistema:

  • O atendimento virtual não garante a regularização da situação do eleitor. O requerimento deverá ser analisado e concluído pela unidade da Justiça Eleitoral. Acompanhe o andamento de seu requerimento na aba “Acompanhar requerimento”
  • Foto segurando um documento (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação)
  • Documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte)
  • Comprovante de residência atualizado
  • Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral)

O acompanhamento dos pedidos também pode ser feito pela internet. De forma on-line, eleitores também podem checar se possuem multas com a Justiça eleitoral.

Informações como número do título e local de votação podem ser visualizadas no aplicativo e-Título, que possui a mesma validade do título de papel. Veja como baixar o aplicativo.

Todos os cartórios possuem celulares para solucionar as dúvidas dos cidadãos. O funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O objetivo do canal de comunicação é tirar dúvidas dos eleitores, já que os principais serviços da Justiça Eleitoral estão sendo realizados pela internet.

No site do TRE-ES, é possível ter acesso aos telefones de cada cartório.

 

Leia também

IMPOSTO DE RENDA 2022: Últimos dias para declaração; prazo vai até 31 de maio

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa...

Bolsonaro recorre e pede que plenário do STF julgue ação contra Moraes

JOSÉ MARQUES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta terça-feira (24) da decisão na...

Acidente envolvendo um veículo e uma moto na saída de Barra de São Francisco para Colatina

Um acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado na tarde desta segunda-feira, 23 de maio de...

Espírito Santo registrou quase 900 internações de crianças por síndrome respiratória; saiba cuidados para evitar internações

Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, em Vitória, em 4 de maio O aumento nos casos de doenças respiratórias como...

Barra de São Francisco goleia Água Doce do Norte e avança para a próxima fase da Copa Sesport

  Jogando no estádio municipal Joaquim Alves de Souza, na tarde deste sábado, 21, a Seleção de Barra de...