Na Marcha dos Prefeitos, MDR destaca importância dos municípios na prevenção e resposta a desastres

Compartilhe

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, apresentou a prefeitos de todo o País ações desempenhadas pela Pasta na área de Proteção e Defesa Civil.

A palestra fez parte do segundo dia da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que segue até esta quinta-feira (28), em Brasília.

Karine Lopes, diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, representou a Pasta. Ela destacou a importância dos municípios brasileiros na prevenção e resposta aos desastres naturais.

“O ente municipal é o ente mais importante do nosso Sistema Nacional. A gente trouxe pra eles informações importantes sobre como funciona o sistema, como eles podem obter recursos, como eles podem ser capacitados gratuitamente e, ainda, acessar boas práticas de municípios de sucesso de todo Brasil. Tentamos também informar sobre como é fácil a obtenção de recursos federais, principalmente para as ações de resposta e reconstrução”.

Por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o S2iD, os municípios podem solicitar reconhecimento federal de situação de emergência e de estado de calamidade pública e também recursos para resposta aos desastres, entre outras solicitações.

O S2iD pode ser acessado em s2id.mi.gov.br

 

A diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes, ressaltou a relevância dos municípios brasileiros na prevenção e resposta aos desastres naturais e reforçou aos prefeitos a importância de que todas as cidades estejam inscritas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Foto: Vinícius Desidério/MDRA diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes, ressaltou a relevância dos municípios brasileiros na prevenção e resposta aos desastres naturais e reforçou aos prefeitos a importância de que todas as cidades estejam inscritas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Foto: Vinícius Desidério/MDR

Leia também

Francisquense Diguinho é campeão de Jiu-Jitsu na categoria Master 1 no Vale do Aço

O lutador francisquense de Jiu-Jitsu, Rodrigo Rodrigues Pereira (Diguinho) participou neste domingo, 22, em Timóteo, no Vale do Aço,...

Governo planeja trava para evitar reajustes da Petrobras em ano eleitoral

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo discute a criação de um mecanismo para evitar que a Petrobras reajuste...

ES: homem morre após ser atropelado e arrastado por 50 metros por carreta

Um homem em situação de rua morreu logo depois de ser atropelado por uma carreta na noite desta...

INDICADORES: preço do boi gordo tem alta nesta sexta-feira (27)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (27) com alta de 0,28% e o produto...

INDICADORES: preço do boi gordo sofre alta nesta segunda-feira (23)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (23) com alta de 4,16% e o produto...

PEQUENA MINERAÇÃO: Com 10 mil empresas, setor projeta crescimento

Dinamismo e crescimento farão parte do futuro das micro e pequenas minerações. É o que projeta o diretor...

João Doria anuncia que não vai disputar eleições presidenciais

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou hoje (23) que desistiu de sua pré-candidatura às eleições...