Museu da Lava Jato será inaugurado no dia do aniversário de Moro

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

MÔNICA BERGAMO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A inauguração do Museu da Lava Jato, uma iniciativa encabeçada por juristas, jornalistas e historiadores críticos da operação, será realizada no mesmo dia em que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) completará 50 anos de idade, em 1º de agosto. A escolha da data, segundo seus idealizadores, foi mera coincidência.

Após tomar ciência do feito, os coordenadores da iniciativa cogitaram antecipar a grande estreia para 12 de julho deste ano, em referência ao dia da primeira condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Lava Jato.

Não haveria, contudo, tempo hábil para organizar todo o acervo coletado —só de imagens da Vigília Lula Livre, realizada em frente à Superintendência da Polícia Federal no Paraná, há três terabites de arquivos digitalizados.

A princípio virtual, o Museu da Lava Jato deve ganhar uma sede física em Curitiba em 2023. Exposições temporárias e itinerantes percorrendo o interior do país estão sendo planejadas. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já manifestou interesse em receber uma dessas mostras.

“Custa muito pouco e fará muito barulho, pois a extrema direita não vai aceitar quietinha”, afirma o idealizador do museu, o advogado Wilson Ramos Filho, sobre a modalidade de exposição itinerante.

A instituição terá um acervo jurídico e jornalístico, um núcleo de pesquisa sobre o lawfare (uso da lei para perseguição política) e um memorial em homenagem à vigília que acompanhou Lula durante os 580 dias em que esteve preso.

Para o próximo ano, o Museu da Lava Jato pretende oferecer duas bolsas de mestrado e seis bolsas de iniciação científica para pesquisadores interessados em se debruçar sobre a base de dados da instituição. O grupo de pesquisa será coordenado pelo ex-reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) José Henrique de Faria.

 

Leia também

Plataforma Recoloca Rio Doce tem vagas de emprego em Linhares e Baixo Guandu

  Interessados em participar de processos seletivos e conquistar uma vaga de trabalho em Linhares, Baixo Guandu e região...

Campanha oferece 18 tipos de vacina para crianças e adolescentes, entre elas a que previne poliomielite

Lara Lorraine de Souza Oliveira levou seu filho Juvenil Neto, de 2 anos, para vacinar contra Poliomielite A Campanha...

SEMTE reforma bueiro no córrego Denzol, interior do distrito de Paulista

Mais um bueiro com manilhas e escória de granito foi reconstruído pelos servidores da Secretaria Municipal de Transportes...

Como prevenir e tratar picadas de escorpião

O acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado pela picada de um escorpião. Os...

Inscrições abertas para 630 vagas em cursos profissionalizantes de graça: veja como concorrer

Estão abertas as inscrições para 630 vagas em cursos profissionalizantes feitos pela internet e de forma gratuita, que...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta segunda-feira (8)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a segunda-feira (8) com baixa de 4,05% no preço...

André Fagundes anuncia licitação para asfalto entre o Patrimônio da Penha e Santo Antônio do Quinze

  O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (PDT), anunciou a publicação do aviso de licitação para contratação de...

Faixa elevada no bairro Irmãos Fernandes vai melhorar a segurança dos pedestres

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São Francisco, iniciaram na...