Municípios da Região Norte receberão cerca de R$ 1,7 milhão por causa de desastres naturais

A Defesa Civil Nacional vai repassar quase um milhão e setecentos mil reais a quatro municípios da Região Norte atingidos por desastres naturais.

No estado do Pará, a cidade de Faro vai receber mais de trezentos mil reais para a compra de cestas básicas e itens de dormitório em resposta às inundações. 

Já Bom Jesus do Tocantins terá cento e setenta mil reais para reconstruir um bueiro danificado por chuvas intensas. 

No Amazonas, as cidades de Silves e Urucuritiba terão mais de meio milhão de reais cada uma para a compra de comida e bens de higiene, limpeza e dormitório para a população atingida por inundações. 

Desde o início da temporada de cheias nos rios, a região Norte já recebeu mais de sessenta e três milhões de reais da Defesa Civil Nacional.

Estados e municípios de todo o País podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como pode ser utilizado o repasse.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”

Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Além das cidades do Norte, Caparaó e Reduto, em Minas Gerais, Santa Inês, na Bahia, e Espigão Alto do Iguaçu, no Paraná, também receberam recursos para resposta a desastres naturais.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br

Foto: Reprodução CNMFoto: Reprodução CNM