Municípios da região Centro-Norte de Saúde recebem ambulâncias do SAMU 192

Mais 14 municípios capixabas receberam, na tarde desta quarta-feira (14), ambulâncias para o cumprimento de uma das etapas para o início da efetivação do Programa Estadual SAMU para Todos na região Centro-Norte de Saúde.

Está prevista, para os próximos dias, a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) – por meio do Consórcio CIM Noroeste e pela a organização social contratada – para 14 municípios da região. São eles: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governo Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

A solenidade de entrega das 16 ambulâncias aconteceu em Águia Branca. Cada município contará com uma base para as unidades móveis. A expectativa é de que com a implementação do serviço nesses 14 municípios, cerca de 378 mil habitantes passem a ser atendidos pelo SAMU 192.

Atualmente, o SAMU 192 atende 51 municípios, com uma cobertura de 85,04% no Estado. 

SAMU para Todos

O Governo do Estado instituiu em 2019, por meio do Decreto Nº 4548-R, a política estadual para a Rede de Urgência e Emergência, do componente Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), denominada “SAMU para Todos”.

O “SAMU para Todos” é uma estratégia de fortalecimento da regionalização e municipalização do Sistema Único de Saúde com ampliação da governança e coparticipação tripartite da expansão do SAMU 192 para todo o território do Espírito Santo.

Leia mais

Leia também