Município do Espírito Santo tem mais eleitores que habitantes

A biometria também confirma a diferença de moradores em relação ao número de eleitores. A prefeitura informou que não é responsável pelos números

Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo — Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta

Presidente Kennedy é a única cidade do Espírito Santo com o número de eleitores superior ao de moradores, de acordo com um levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são de Luiza Marcondes, do G1 ES.

Segundo estimativa populacional do IBGE, Presidente Kennedy tem 11.658 moradores.

A diferença de eleitores registrados no município é 103,28% maior que a estimativa populacional. Ao todo, estão registrados no TSE 12.040 votantes em Presidente Kennedy.

A biometria também confirma a diferença de moradores em relação ao número de eleitores. São 11.951 pessoas com cadastro biométrico no município.

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) explicou que o artigo 42 do Código Eleitoral permite que eleitores que possuam residência ou moradia em outra cidade, mas tenham algum vínculo específico, que poderá ser familiar, econômico, social ou político, mantenham seus títulos de eleitor em um determinado município, fazendo dele seu domicílio eleitoral.

O município, de acordo com o TRE-ES, passou por revisão biométrica em 2017. Essa é uma ação em que é necessária a presença dos eleitores no cartório eleitoral da cidade. Naquele ano, o eleitorado do município foi de 12.809 votantes.

Procurada pelo G1, a Prefeitura informou que não é responsável pelos números e, por isso, não irá se manifestar.

Levantamento

Segundo o levantamento do G1, o número de cidades que possuem mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as últimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municípios brasileiros com essa situação. Há dois anos, eram 308.

A cidade com a maior diferença proporcional é Severiano Melo (RN), que tem 6.482 eleitores registrados no TSE e 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE. O número de pessoas aptas a votar no município é mais de três vezes maior do que a quantidade de habitantes.

493 municípios têm mais eleitores do que habitantes no Brasil em 2020 — Foto: Juliane Souza/G1
493 municípios têm mais eleitores do que habitantes no Brasil em 2020 — Foto: Juliane Souza/G1

 

 

Leia mais

Leia também