O governo do Espírito Santo criou um programa para tirar as vítimas do ambiente de violência, dando abrigo de forma temporária mulheres em situação de violência. A informação é de Vanessa Calmon, da TV Gazeta.
O Programa Acolhe é uma parceria com o setor privado.
Pelo menos 50 mulheres sofrem algum tipo de violência no estado, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública nos oito primeiros meses deste ano. Foram quase 14 mil casos, e a maioria aconteceu dentro de casa.
Essa parceria do governo do estado com a Rede Acolhe, faz esse trabalho de acolhimento das mulheres em redes hoteleiras.
“A gente tem uma parceria com esse instituto para mulheres vítimas de violência que procurarem a nossa rede. Essa mulher tem um perfil, é uma mulher que precisa ser retirada do ambiente de violência. E ela vai então ficar numa rede de hotel por 15 dias com 2 acompanhantes da sua família, dependentes dela, pra que a gente consiga com a nossa equipe multidisciplinar dos centros e núcleos margaridas, atender essa mulher”, explicou a Secretária Estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes.

Mulheres vão poder ficar 15 dias em hotel com dois acompanhantes
Mulheres vão poder ficar 15 dias em hotel com dois acompanhantes
Um quarto de hotel será disponibilizado para a vítima. A porta de entrada para ser atendida pelo programa vai ser a rede de proteção à mulher do estado, a partir das delegacias, os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), as unidades de saúde e os Centros Margaridas.
“Esse programa já chegou a 300 municípios no Brasil e agora a gente trás para todo o estado do Espírito Santo”, disse a diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin.
Durante os 15 dias de acolhimento, a mulher vai ser assistida por uma equipe multidisciplinar da Secretaria das Mulheres, além de receber visitas de psicólogas, assistentes sociais, educados e advogadas. Depois, ela continua sendo acompanhada pelo estado.
“O Espírito Santo por ser um estado menor com 10 microrregiões bem definidas, a gente consegue localizar esse hotéis por região e trazer essa mulher do lugar que ela precisa ser retirada para esse local. Muitas vezes essa mulher dentro dessa situação de violência, ela tem os documentos queimados, os pertences quebrados, ela sai de uma relação só com a roupa do corpo, e essa rede então vai acolher essa mulher para que consiga acompanhar a mulher a partir daí, olhar esse perfil socioeconômico”, contou a secretária.

Programa Acolhe é uma parceria entre governo do Espírito Santo e uma instituição privada
Programa Acolhe é uma parceria entre governo do Espírito Santo e uma instituição privada