Mulheres que denunciaram Marcius Melhem escrevem carta em apoio a funcionárias da Caixa

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

MÔNICA BERGAMO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mulheres que denunciaram o ex-diretor do departamento de humor da Globo Marcius Melhem por assédio sexual elaboraram uma carta manifestando apoio às supostas vítimas de Pedro Guimarães, agora ex-presidente da Caixa Econômica Federal. O documento reúne dez signatárias.

Ao menos cinco funcionárias do banco acusaram o executivo de assédio, com relatos de toques íntimos e convites inadequados. O MPF (Ministério Público Federal) investiga o caso. Na quarta (29), Guimarães pediu demissão da instituição.

A carta elaborada pelas denunciantes de Melhem exalta a “coragem para romper o silêncio” e desafiar o poder por parte das funcionárias da Caixa. Diz, ainda, que elas devem estar preparadas para as próximas batalhas —que “serão tão ou mais duras”.

“O sentimento principal talvez seja o medo. Medo da retaliação do poderoso denunciado, medo pelo futuro de nossas carreiras, medo de que nossa reputação seja posta em jogo, simplesmente porque fizemos o que era correto. O único fio que temos para nos segurar é a certeza de que essa era nossa única opção”, diz a carta.

“Conhecemos os desafios que aparecem ao enfrentarmos um homem em posição de poder, que usa a sua força e o seu cargo para constranger e calar as pessoas”, segue.

As signatárias da carta se apresentam sob a alcunha “Somos Muit@s” e dizem que, por se verem na condição de vítimas de assédio sexual, agora têm um laço inquebrantável com as servidoras que denunciaram Pedro Guimarães.

“Nós não sabemos quem são vocês. Nunca nos falamos, nunca nos vimos e se nos cruzássemos na rua não teríamos como saber que passamos uma pela outra. Mesmo assim temos agora um laço inquebrantável. É por causa de mulheres como vocês que nós seguimos lutando. Daremos forças umas para as outras e não pararemos até que todas as histórias sejam contadas”, afirmam.

Elas ainda destacam que o assédio é, por definição, um exercício de poder, mesmo que muitas vezes venha disfarçado como piadas, falsa amizade ou por posturas invasivas por parte de um chefe. “O ato de denunciar, seja quando acontecer, é um ato de extrema coragem. Vocês foram bravas”, dizem.

As acusações de assédio sexual contra Guimarães foram reveladas na terça-feira (28) pelo portal Metrópoles. No relato das funcionárias da Caixa também surgiram acusações de que outros membros da diretoria e do gabinete do ex-presidente acobertaram a situação.

Uma funcionária da Caixa disse em depoimento à Folha que também foi assediada pelo executivo. Ela afirmou ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio.

Nesta quinta-feira (30), o conselho de administração da Caixa Econômica Federal decidiu contratar uma auditoria externa para apurar as denúncias de assédio sexual contra Pedro Guimarães e rastrear outros membros da cúpula que acobertaram a situação.

Guimarães pediu demissão um dia após a divulgação das denúncias. Em uma carta aberta publicada em suas redes sociais, ele negou as acusações e disse ser alvo de “rancor político em um ano eleitoral”.

 

Leia também

M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

Aindústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando...

Incêndio destrói parte de memorial de comunidade quilombola no Norte do Espírito Santo

  Incêndio destrói parte do Ponto de Memória Jongo de Santa Barbára, em Conceição da Bárbara, norte do Espírito...

Poste no bairro estrela corre risco de cair e moradores pedem providências

Um poste de energia elétrica, na Rua João Calmon, entre o bairro Estrela e o Vila Landinha, em...

Faixa elevada foi concluída no bairro irmãos Fernandes para dar proteção e segurança aos pedestres

A equipe de servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São...

ES: mulher morre após ela e o neto serem atropelados por ônibus escolar

  Uma dona de casa de 55 anos morreu após ela e o neto serem atropelados por um ônibus...

Congresso debate gerenciamento de águas subterrâneas

Debater o gerenciamento integrado de águas subterrâneas. Esse foi o principal objetivo do XXII Congresso da Associação Brasileira de...

Copa Rural de 2022 de Futebol Amador de barra de São Francisco terá início dia 13 com 16 equipes

Com a presença de 15 dos 16 times convidados para a Copa Rural de Futebol Amador 2022, foi...

ES: guarda municipal é preso após furtar picanha, chocolate suíço e sorvete em supermercado

    Guarda municipal furtou carne, chocolates e sorvetes em supermercado no ES Um guarda municipal de 33 anos, que trabalha...