MUDANÇA CLIMÁTICA: Cooperação criará plataforma virtual para agenda de adaptação

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou, nesta quinta-feira (30), um acordo de cooperação técnica com a Microsoft para o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima. A ferramenta será composta por um mapa interativo e um PowerBI.

“A plataforma será importante para oferecer a possibilidade de planejarmos e desenvolvermos ações pautadas em informações que consideram o contexto atual de mudanças do clima, especialmente com a indicação das áreas de maior vulnerabilidade, contribuindo para a gestão e redução do risco climático no País, de forma a aproveitar as oportunidades emergentes e evitar perdas e danos. Também vai auxiliar a cumprirmos nossas diretrizes dentro do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, destaca o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz.

O MDR irá fornecer à Microsoft as informações e indicadores necessários para subsidiar a construção da plataforma, que será aberta ao público. Todos os dados a serem utilizados, como de sensibilidade ambiental, ocorrência de eventos climáticos intensos e de capacidade de resposta de desastres, são de domínio público.

Um plano de trabalho para a implementação do mapa interativo e do PowerBI será elaborado em até 60 dias a partir da publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial da União (DOU), que está prevista para esta sexta-feira (1).

“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta fundamental para endereçar temas que são relevantes para a sociedade e o planeta. Este acordo de cooperação com o MDR é um ótimo exemplo de como podemos utilizar a inteligência de dados e a tecnologia para apoiar na tomada de decisões e colaborar para a redução de riscos climáticos no Brasil”, afirma o diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco.

Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA)<\/a> foi instituído em 2016 com o objetivo de promover a redução da vulnerabilidade nacional às alterações climáticas e realizar uma gestão do risco associada a esses fenômenos. O documento foi construído pelo Governo Federal, em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais.

O MDR é responsável por cinco eixos integrantes do Plano: cidades – iluminação pública, cidades inteligentes, habitação e desenvolvimento regional; gestão de riscos e desastres naturais e prevenção; infraestrutura – mobilidade urbana; recursos hídricos – segurança hídrica e combate à desertificação; e agricultura – irrigação e Rotas de Integração Nacional.

A ferramenta também vai contribuir para o cumprimento do papel do MDR na implementação da Política Nacional de Mudança do Clima<\/a>.

Fonte: MDR

Acordo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima (Foto: MDR)Acordo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima (Foto: MDR)

Leia também

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta quarta-feira (17)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (17) com queda de 1,57% no preço...

CADERNETA DE VACINAÇÃO: Pais devem manter documento atualizado

Em meio às incertezas e medos vividos durante a pandemia de Covid-19, muitos pais deixaram de vacinar seus...

Servidores inicial substituição de lâmpadas em Cachoeirinha de Itaúnas

Servidores da secretaria de Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, realizaram nesta segunda-feira (15), substituições de...

ES: em batalha de outdoors, hospitais disputam quem tem pronto-socorro mais perto

A margem da Rodovia das Paneleiras, uma das mais movimentadas de Vitória, se tornou cenário para uma disputa...

PM prende suspeitos de assaltarem residência, após troca de tiros em Nova Venécia

  Dois suspeitos de roubarem uma residência no Centro de Nova Venécia foram detidos, após um deles trocar tiros...

Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber mais de R$ 750 mil para ações de defesa civil

A cidade de Santa Rosa da Serra, em Minas Gerais, vai receber R$ 754,5 mil para ações de...

Prazo para solicitação de voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitação do voto em trânsito, destinado aos eleitores que estarão fora...

Defesa Civil Nacional e Exército debatem parceria na resposta a desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, promoveu, nesta terça-feira (16), um encontro...