Mucurici vai produzir nova espécie de mandioca

Na última segunda-feira (06), o deputado estadual, Freitas, acompanhado do prefeito de Mucurici, Atanael Wagmarker, e diversos vereadores e moradores receberam três carretas carregadas com equipamentos agrícolas e mudas de uma nova espécie de mandioca que, até então, não tinha sido plantada na região.

“Fizemos algumas reuniões entre os empresários, o Governo do Estado, o prefeito Atanael e vereadores para ajustarmos mais esse investimento em Mucurici”, informou o deputado Freitas.

A nova espécie de mandioca, segundo o prefeito Atanael, será plantada de forma experimental em uma área de aproximadamente 800 hectares já irrigados para receber as mudas da planta.

Atanael informou que a empresa Fecularia Conquista, que fica em Vitória da Conquista, na Bahia, decidiu se instalar e investir no município de Mucurici, onde usará cerca de 400 toneladas de mandioca por dia e produzirá 100 toneladas de fécula diariamente.

“Eu acredito e tenho certeza que o município está dando um passo muito forte para o desenvolvimento econômico. Teremos a oportunidade de viver novos tempos em Mucurici. Este é um momento histórico para a nossa região”, comemorou o prefeito Atanael.

Informações dão conta de que os primeiros 1.500 hectares de mandioca irão produzir novas mudas para 7.500 hectares, fomentando a agricultura familiar e gerando goma, fécula e polvilho, por exemplo, gerando diretamente 200 empregos para a região.

Na opinião do deputado Freitas, a história do Extremo Norte capixaba será uma antes da fecularia e outra depois.

“Quero agradecer ao governador Renato Casagrande e em especial ao secretário Tyago Hoffmann por receber o prefeito Atanael na Secretaria de Estado do Desenvolvimento e colocar à disposição o Bandes (Banco de Desenvolvimento do ES) incentivando, assim, mais este investimento no nosso Estado”, concluiu Freitas.