O município de Ribeirão Cascalheira -MT deu início à colheita de pequi e a previsão é de que sejam obtidas 200 toneladas do fruto. O cultivo é nativo e corresponde a uma área de 200 hectares. Novas mudas estão sendo plantadas por alguns produtores. A medida também servirá para reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APP).
Apenas com a comercialização do pequi, o município pode atingir uma renda de R$ 200 mil, em três meses. Atualmente, uma caixa com 30 quilos do fruto é comercializada a R$ 30,00 em Ribeirão Cascalheira. Segundo o técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino, a safra de 2020 terá uma queda de 20% na produção devido à falta de chuva no período da floração. No entanto, ele garante qualidade dos produtos que serão comercializados.
País desperdiça cerca de 22% do PIB por ano com o Custo Brasil
No período de colheita é comum a negociar em média 10 mil quilos de pequi por dia. Quintino afirma que cerca de 80% das árvores são nativas e 20% plantadas. A estimativa é de que o número de produtores que cultivam o pequi no município ultrapasse um total de 80. O município de Ribeirão Cascalheira é considerado o maior produtor do fruto no Médio Araguaia, com mais de 15.600 pés da fruta.