MS e governo federal se unem para combater focos de incêndios no estado

Após decretada emergência no Mato Grosso do Sul após focos de queimadas, o governo do estado e os ministérios do Meio Ambiente e da Defesa reforçaram o combate aos incêndios nesse fim de semana. Nessa segunda (27), mais aeronaves vão auxiliar na chamada Operação Pantanal II. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e do Ibama atuam no combate aos incêndios desde o surgimento dos primeiros focos. Ao longo da semana, estão previstos, ainda, os reforços de aeronaves da Marinha do Brasil, que vai operar todo o sistema de Campo Grande. 

Foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da capital para Corumbá.

Até sábado, os focos de incêndios no Pantanal já tinham destruído cerca de 26 mil hectares de vegetação, o equivalente a 26 mil campos de futebol. Segundo os bombeiros, existem diversos fatores que complicam a atuação das equipes, como falta de acesso por estradas e ausência de pistas próximas para a realização do combate aéreo. 

Foto: divulgação/ Governo do MS

Leia mais

Leia também