MRE já ajudou dez mil brasileiros a retornarem ao País

LIMA_REPATRIACAO.jpeg

Operação para trazer brasileiros de Lima, no Peru foto: MRE

O Ministério das Relações Exteriores informou, na quarta-feira (1) que já ajudou no retorno ao País de dez mil brasileiros que estavam no exterior e foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus. No total, foram identificados quase 16 mil brasileiros nessa situação. 

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicou que, nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais e também vai contratar voos charter, em que uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.

Brasileiros que estavam em Quito retornam ao País Foto: MREDe acordo com Araújo, o Brasil vai pagar pelos voos para trazer brasileiros que estão em locais onde já não estão disponíveis voos comerciais.

“Anteontem foi feito o primeiro desses voos charter, vindo do equador, trazendo cerca de 149 brasileiros, inclusive os atletas da equipe paralímpica de natação que estavam lá. Hoje há um voo vindo de Lima, com mais 160 brasileiros. Estamos tratando de novos voos dessa natureza”, disse o ministro.

O governo trabalhando para que todos os brasileiros que estão no exterior e que desejam voltar ao País façam isso em segurança, informou.

Contato

O Itamaraty disponibilizou um formulário online para brasileiros que estão no exterior sendo afetado pela crise do novo coronavírus. 

Estão disponíveis também os seguintes números no Brasil para assistência aos brasileiros:

América do Sul: +55(61)9826 00 767

América do Norte, Central e Caribe: + 55(61) 9826 00 610 

Europa: + 55(61)9826 00 787

África/Oriente Médio: + 55(61) 9826 00 568

Ásia/Oceania: + 55(61) 9826 00 613

Com informações da Voz do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores

 

 

 

Leia mais

Leia também