MPES realiza audiência pública virtual nesta sexta-feira (26)

O Ministério Público do Espírito Santo irá promover uma audiência pública virtual nesta sexta-feira (26), a partir das 09h30, através da plataforma Teams.

O “Pacto Social” tem como principal objetivo, engajar a população capixaba à prevenção e ao combate à Covid-19 no Estado, buscando traçar as próximas ações de enfrentamento à pandemia.

De Nova Venécia, participará o Promotor de Justiça, Lélio Marcarini. “A expectativa é muito boa. A audiência pública é um instrumento de consulta e coleta de informações para a tomada de decisões. É um instrumento de socialização de ideias, políticas e participação social. A voz da comunidade como cidadão. Esta será uma forma muito democratizada do Ministério Público ouvir as comunidades capixabas”, disse.

Segundo Lélio, a audiência terá influência, por exemplo, na própria Matriz de Risco do Governo do Estado. “Oportunidade boa que a comunidade tem de se manifestar. É um momento de participação social. Quanto mais pessoas participarem, melhor”, falou.

O mediador da ação será o Promotor de Justiça e atual Secretário-geral do MPES, Francisco Martinez Berdeal. “Estamos fazendo uma ampla divulgação, evolvendo lideranças e pessoas representativas, dando conhecimento da realização dessa audiência, convidando a todos. Na verdade, é como se fosse um chamamento público para engajar as pessoas no enfrentamento à Covid-19. É uma necessidade que estejamos unidos nesse momento gravíssimo que atinge as pessoas de forma desigual, mas o nosso inimigo é o único. O coronavírus não tem ideologia, partido ou religião. É uma força da natureza que matando pessoas em todo o mundo e, infelizmente, estamos sendo muito atingidos no Espírito Santo. Existe uma grande preocupação em conter essa onda de mortes e contaminação e, para isso, precisamos da cooperação de todos, por isso o nome “Pacto Social”. Somente com o engajamento das pessoas, teremos um comportamento social adequado. O básico já é muito importante”.

Segundo Berdeal, esse é um movimento que o MPES percebe que é necessário. “Não é uma audiência pública de autoridades, mas, sim, de vários segmentos da sociedade”.

A Procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade, também fez um convite especial à população. “Vamos firmar um pacto pela vida? Nesta sexta-feira, a partir das 09h30, o Ministério Público promove uma grande audiência virtual para conversar sobre o que podemos fazer para vencer a Covid-19. Teremos a participação especial de importantes lideranças comunitárias, religiosas e políticas. Queremos a sua participação. Venha conosco”, disse em vídeo divulgados nas redes sociais.

A população poderá participar da audiência através do chat no link encurtador.com.br/cmKMS ou enviando e-mails para [email protected]. É importante que todos se identifiquem.

Estarão presentes na audiência: a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade; o Governador do Estado, Renato Casagrande; o Presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso; a Infectolgista, Ethel Maciel; o Cardiologista e Paliativista, Henrique Bonaldi; o médico, Adeniltom Rampinelli; a médica trans e ativista da causa LGBT, Natalia Becker; o Prefeito de Viana e Presidente da Amunes, Gilson Daniel; Pastor Evaldo; a Coordenadora Nacional de Articulação Política do Fonsanpotma, Mãe Yara; a Secretária do Conselho Estadual do Idoso, Martha Nunes; o Presidente da Central das Comunidades, Marcelo Siqueira; Padre Kelder; o Presidente da ONG de empresários capixabas Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro; a representante do Movimento Cultural de Vitória, Stael Magesk; o tetracampeão mundial de Beach Soccer; a Coordenadora da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, Déborah Sabará; e a Psicóloga, Gina Strozzi.

Leia mais

Leia também