MPES realiza audiência pública virtual nesta sexta-feira (26)

O Ministério Público do Espírito Santo irá promover uma audiência pública virtual nesta sexta-feira (26), a partir das 09h30, através da plataforma Teams.

O “Pacto Social” tem como principal objetivo, engajar a população capixaba à prevenção e ao combate à Covid-19 no Estado, buscando traçar as próximas ações de enfrentamento à pandemia.

De Nova Venécia, participará o Promotor de Justiça, Lélio Marcarini. “A expectativa é muito boa. A audiência pública é um instrumento de consulta e coleta de informações para a tomada de decisões. É um instrumento de socialização de ideias, políticas e participação social. A voz da comunidade como cidadão. Esta será uma forma muito democratizada do Ministério Público ouvir as comunidades capixabas”, disse.

Segundo Lélio, a audiência terá influência, por exemplo, na própria Matriz de Risco do Governo do Estado. “Oportunidade boa que a comunidade tem de se manifestar. É um momento de participação social. Quanto mais pessoas participarem, melhor”, falou.

O mediador da ação será o Promotor de Justiça e atual Secretário-geral do MPES, Francisco Martinez Berdeal. “Estamos fazendo uma ampla divulgação, evolvendo lideranças e pessoas representativas, dando conhecimento da realização dessa audiência, convidando a todos. Na verdade, é como se fosse um chamamento público para engajar as pessoas no enfrentamento à Covid-19. É uma necessidade que estejamos unidos nesse momento gravíssimo que atinge as pessoas de forma desigual, mas o nosso inimigo é o único. O coronavírus não tem ideologia, partido ou religião. É uma força da natureza que matando pessoas em todo o mundo e, infelizmente, estamos sendo muito atingidos no Espírito Santo. Existe uma grande preocupação em conter essa onda de mortes e contaminação e, para isso, precisamos da cooperação de todos, por isso o nome “Pacto Social”. Somente com o engajamento das pessoas, teremos um comportamento social adequado. O básico já é muito importante”.

Segundo Berdeal, esse é um movimento que o MPES percebe que é necessário. “Não é uma audiência pública de autoridades, mas, sim, de vários segmentos da sociedade”.

A Procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade, também fez um convite especial à população. “Vamos firmar um pacto pela vida? Nesta sexta-feira, a partir das 09h30, o Ministério Público promove uma grande audiência virtual para conversar sobre o que podemos fazer para vencer a Covid-19. Teremos a participação especial de importantes lideranças comunitárias, religiosas e políticas. Queremos a sua participação. Venha conosco”, disse em vídeo divulgados nas redes sociais.

A população poderá participar da audiência através do chat no link encurtador.com.br/cmKMS ou enviando e-mails para [email protected]. É importante que todos se identifiquem.

Estarão presentes na audiência: a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade; o Governador do Estado, Renato Casagrande; o Presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso; a Infectolgista, Ethel Maciel; o Cardiologista e Paliativista, Henrique Bonaldi; o médico, Adeniltom Rampinelli; a médica trans e ativista da causa LGBT, Natalia Becker; o Prefeito de Viana e Presidente da Amunes, Gilson Daniel; Pastor Evaldo; a Coordenadora Nacional de Articulação Política do Fonsanpotma, Mãe Yara; a Secretária do Conselho Estadual do Idoso, Martha Nunes; o Presidente da Central das Comunidades, Marcelo Siqueira; Padre Kelder; o Presidente da ONG de empresários capixabas Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro; a representante do Movimento Cultural de Vitória, Stael Magesk; o tetracampeão mundial de Beach Soccer; a Coordenadora da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, Déborah Sabará; e a Psicóloga, Gina Strozzi.

Leia mais

Startups apoiam pequenos empresários no enfrentamento durante crise

Para ajudar micro e pequenos empresários a continuarem no mercado, respeitando as medidas de distanciamento social, a ideia...

Estudante elabora site para acompanhamento do avanço da Covid-19 em Nova Venécia

O estudante veneciano, David Regis dos Santos Liberato,...

22 anos após adoção, mãe procura filha em Água Doce do Norte

Como se encontra dona Lucy hoje com 39 anos. Preste muita atenção na história que vamos contar, porque você poderá ser parte importante do desfecho...

Leia também

Ademir Teixeira confirma pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão

O funcionário público, Ademir Teixeira (PDT), confirmou sua...

Cursos de graduação 100% online na Unopar: Um modelo de educação que só cresce

» Os sócios do grupo Axioma, Professor Lourenção e Alexsandra Calegari Lavanhole, fizeram parceria com a...

Lives do fim de semana têm Skank, Elza Soares e música sertaneja

Diversas lives vão ocorrer no fim de semana...

Polícia Militar captura foragido da justiça em Fundão

Nesta quinta-feira (02), policiais militares do 5º Batalhão efetuaram a captura de um foragido da justiça em Praia Grande, Fundão. A ação foi motivada pela...