MP pede à polícia que investigue vazamentos de dados de menina estuprada no Espírito Santo

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) encaminhou requisição à Polícia Civil para a instauração de inquérito policial para apurar vazamentos de dados sigilosos da menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada em São Mateus.

O vazamento já é investigado pelos ministérios públicos Federal e Estadual.

O MPES requisitou que a polícia investigue todo o tipo de vazamento ocorrido desde o momento em que a criança buscou o primeiro atendimento médico no hospital de São Mateus.

O Ministério Público entende que “a exposição precoce do caso trouxe dificuldades para o acompanhamento protetivo da vítima e potencializou sobremaneira o sofrimento da criança”.

Segundo o MPES, diante da amplitude das divulgações feitas utilizando o nome da criança e do hospital em que ela realizou o procedimento de interrupção da gestação, houve “grave constrangimento”. O órgão também apontou que a divulgação “revitimizou a criança”, por conta das manifestações realizadas no hospital.

O MPES divulgou ainda que foram remetidas cópias da ação cautelar ajuizada pelo MPES, no próprio dia das postagens da extremista Sara Giromini, ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), local onde as postagens foram feitas.

O MPES entrou com ações contra Sara e um homem morador de São Mateus.

Aborto em Pernambuco

A menina interrompeu a gestação em Recife por ordem da Justiça.

A saída da criança do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) foi confirmada nesta quarta (19), mas a data e horário da alta e o destino da menina não foram divulgados.

A família da menina aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita), oferecido pelo Governo do Espírito Santo e que prevê apoio como mudança de identidade e de endereço.

Prisão

O tio da menina, de 33 anos, foi preso em Betim, em Minas Gerais. Depois de preso, o tio foi ouvido pela polícia, mas o teor do depoimento não foi divulgado. “Informalmente” ele teria confessado o abuso aos policiais que fizeram a prisão.

O homem seguiu para o Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e ameaça e estava foragido desde a última semana.

A Polícia Civil do Espírito Santo já recebeu, do Instituto de Genética Forense de Pernambuco, os perfis genéticos do feto e da menina.

Segundo a polícia, os perfis genéticos estão sob análise no Laboratório de DNA da corporação para que sejam feitas as confrontações com o perfil do tio da menina.

Ainda de acordo com a polícia, o material biológico do preso já foi coletado para processamento.

Leia mais

Dignidade: Auxílio Emergencial ajuda famílias do Nordeste a encarar pandemia

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida dos brasileiros. A rotina de trabalho, a ida ao supermercado e até o contato com as...

Sejus dá orientações a visitantes e servidores para prevenção do COVID-19

Diante do cenário que demanda medidas de prevenção, controle e manejo do novo coronavírus, a Secretaria da Justiça (Sejus) elaborou um protocolo contra a doença que...

Ministério da Saúde já habilitou 10,5 mil leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19

O Ministério da Saúde investiu R$ 1,5 bilhão para habilitar leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19. Hoje, o País já conta com...

PEIEX realiza mais uma etapa de capacitação on-line com empresas capixabas

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção...

Leia também

Cobra entra em tubulação e deixa localidade sem água no Norte do Espírito Santo

Uma cobra, encontrada dentro da tubulação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deixou uma localidade do interior de Linhares, no Norte do...

Criminosos trocam tiros com a PM e drogas são apreendidas no bairro Altoé

Criminosos armados atiraram contra a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, (21), no bairro Altoé, em Nova Venécia. Segundo a PM, após a equipe da...

Seca e avanço das queimadas preocupam agricultores do Noroeste do Espírito Santo

» Seca no Rio do Norte, em Boa Esperança (Foto: Agricultor André Valani) Wilson Rodrigues Nascimento A seca provocada pela estiagem prolongada dos últimos meses, e...