MP cobra medidas para conter coronavírus no transporte público da Grande Vitória

Medidas devem ser elaboradas em conjunto com Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e apresentadas ao MPES até 16 de julho.

Ônibus do Transcol continuam lotados no ES — Foto: Aurélio de Freitas/TV Gazeta

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) notificou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) para que ela apresente um protocolo para combater a contaminação por Covid-19 no transporte público coletivo da Grande Vitória.

As medidas deve ser elaboradas em conjunto com Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e apresentadas ao MPES até o dia 16 de julho.

O protocolo é um desdobramento de uma audiência pública virtual que aconteceu no dia 26 de junho. Nela, foram identificadas inúmeras reclamações do transporte público da Região Metropolitana.

As reclamações dos passageiros vão da superlotação dos coletivos até a falta de sabonete e álcool em gel nos banheiros dos terminais.

A última fase do inquérito sorológico feito pelo Governo do Espírito Santo apontou que os usuários do transporte coletivo estão mais sujeitos a contaminação por Covid-19.

Na sequência, o MPES fez uma reunião com o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, para pedir que a Semobi elabore um novo protocolo para ser seguidos no transporte coletivo da Grande Vitória.

Esse protocolo deve atender à legislação sanitária, incluindo os decretos estaduais e portarias mais recentes sobre o enfrentamento ao novo coronavírus.

Para o MPES, é necessário também que a secretaria intensifique a fiscalização nos terminais do sistema Transcol; verifique o cumprimento do distanciamento entre as pessoas, com marcadores no chão; o uso de máscaras; e intensificar as ações para que nenhum ônibus saia dos terminais com passageiros em pé.

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) também deve reforçar a fiscalização dos banheiros e verificar se estão abastecidos de sabonete líquido e papel toalha.

A Semobi foi procurada pelo G1, mas até a publicação da reportagem não se manifestou.

Leia mais

Sobe para 34 casos confirmados do coronavírus em Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de são Francisco, divulgou nesta sexta-feira, 15/05/2020, o Boletim Informativo sobre quantidade de casos confirmados do coronavírus....

Parque Histórico Nacional das Missões (RS) retoma obras de conservação

Obras vão beneficiar as ruínas da antiga igreja de São Miguel Arcanjo. – Foto: ...

Com Coronavírus, deputado capixaba Renzo Vasconcelos foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo

O deputado estadual capixaba Renzo Vasconcelos, que estava internado conta da Covid-19, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Renzo, segundo o...

Norte do Espírito Santo passa a Grande Vitória e tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI

A atualização feita na noite desta sexta-feira (19) mostra que 85,90% dos leitos de UTI no Norte do estado têm pacientes.

Leia também