Movimentação na Terceira Ponte indica queda no isolamento social desde o início da pandemia no Espírito Santo

Índice, que é medido desde o dia 13 de abril, teve o menor percentual na segunda-feira (6), com somente 44,21% dos capixabas respeitando o isolamento.

Terceira Ponte funciona como indicador de isolamento social, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Por Any Cometti e Gabriela Ribeti, G1 ES e TV Gazeta

 

O Espírito Santo registrou nesta semana o menor índice de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando a taxa começou a ser medida pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (6), o percentual de pessoas que ficaram em casa foi de 44,21%.

Além da medição feita através do uso dos celulares, um outro indicador aponta que os capixabas estão relaxando com o isolamento em comparação ao início da pandemia.

De acordo com os registros da Rodosol, concessionária que administra a Terceira Ponte, no dia 24 de março, uma terça-feira, 36 mil veículos passaram por lá.

Já no dia 1º de julho, uma quarta-feira, quase 70 mil veículos atravessaram a ligação entre Vitória e Vila Velha.

Numero de veículos na ponte aumentou e relação ao inicio da pandemia — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Os números preocupam as autoridades da saúde em um momento em que os casos da Covid-19 ainda crescem. Nesta quarta-feira (8), o Espírito Santo chegou a um total de mais de 58 mil casos da doença. Em 24 horas, foram registrados 1.834 novos infectados.

“Não resolve nada a abertura de novos leitos, capacidade de atendimento ampliada se nós não cumprirmos com a nossa parte no processo, que é permanecer em casa, apenas sair se for necessário. A falta do isolamento, do distanciamento, amplia transmissão da doença, que amplia a necessidade de internação”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Para um momento de pandemia, a taxa de isolamento do Espírito Santo tem ficado abaixo do recomendado, que é de 70%.

Há mais de um mês, o estado não registra um percentual maior que 55%. A última vez que ele chegou essa marca foi em 7 de junho, um domingo.

O maior pico de isolamento registrado também foi em um domingo, dia 17 de maio, em que o percentual foi de 56,62%.

Taxa de isolamento social no ES — Foto: Reprodução/ Governo do ES

Municípios

No dia em que a taxa estadual de isolamento foi a pior da série, nos municípios de Cariacica e Serra, a taxa foi de 40%; em Vila Velha ,42%; e em Vitória chegou a quase 44%.

Os municípios com piores índices de isolamento na segunda-feira foram Cachoeiro e Colatina, com 38%. Bom Jesus do Norte, com 37% e Marilândia, com apenas 23% de isolamento. Entretanto, a prefeitura de Marilândia disse que um problema com os celulares causou o baixo índice.

Considerando toda a série histórica, a pior média é de Bom Jesus do Norte (40%). Já a média mais alta foi registrada em Águia Branca (69%).

Marilândia

O secretário de Saúde de Marilândia, Beto Partelli, explicou que a baixa taxa de isolamento na cidade na segunda-feira foi decorrente de um problema com os celulares.

“O que ocorreu é que o município, na segunda-feira, teve um problema com aparelhos celulares. Eles não funcionaram durante grande parte do dia e a gente sabe que essa taxa é baseada na geolocalização dos aparelhos. Marilândia, desde o início da pandemia, vem atingindo uma média acima de 50%. Num dia específico que houve essa dificuldade, deu essa taxa muito baixa. Marilândia continua cumprindo seu papel no combate ao coronavírus. Esses números não correspondem à realidade”.

O problema no funcionamento teria sido causado por um vandalismo na torre de celular da cidade, o que foi confirmado pela operadora.

 

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sul do país tem previsão de temporais nesta quarta-feira (30)

Nesta quarta-feira (30), um novo ciclone extratropical, associado a uma frente fria, deve intensificar os temporais na região Sul do país. Segundo os meteorologistas,...

Polícia faz busca por músicas inéditas de Renato Russo no Rio

A busca foi provocada por uma denúncia do...

Policiais apreendem mais de mil unidades de entorpecentes durante Operação no Espírito Santo

No último dia (23/04/2020), a 10º Batalhão da...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Leia também

Seis carros se envolvem em engavetamento na Dante Michelini, em Vitória

Apenas um dos motoristas teve pequenos ferimentos no rosto. Uma mulher grávida estava em um dos carros, mas não teve lesões. Por Any Cometti e...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Jovem é detido pela PM com arma de fogo e munições em Nova Venécia

Na tarde desta sexta-feira (27/11/2020), em Nova Venécia, policiais militares do 2º Batalhão detiveram um jovem de 18 anos. Com ele foi apreendido um...

Mulher que foi presa por atropelar e matar o marido em Linhares é solta com liberdade provisória

Juiz ponderou que a acusada tem dois filhos menores de idade e um ainda precisa ser amamentado. Mesmo sem estar no presídio, ela está...