Movimentação na Terceira Ponte indica queda no isolamento social desde o início da pandemia no Espírito Santo

Índice, que é medido desde o dia 13 de abril, teve o menor percentual na segunda-feira (6), com somente 44,21% dos capixabas respeitando o isolamento.

Terceira Ponte funciona como indicador de isolamento social, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Por Any Cometti e Gabriela Ribeti, G1 ES e TV Gazeta

 

O Espírito Santo registrou nesta semana o menor índice de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando a taxa começou a ser medida pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (6), o percentual de pessoas que ficaram em casa foi de 44,21%.

Além da medição feita através do uso dos celulares, um outro indicador aponta que os capixabas estão relaxando com o isolamento em comparação ao início da pandemia.

De acordo com os registros da Rodosol, concessionária que administra a Terceira Ponte, no dia 24 de março, uma terça-feira, 36 mil veículos passaram por lá.

Já no dia 1º de julho, uma quarta-feira, quase 70 mil veículos atravessaram a ligação entre Vitória e Vila Velha.

Numero de veículos na ponte aumentou e relação ao inicio da pandemia — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Os números preocupam as autoridades da saúde em um momento em que os casos da Covid-19 ainda crescem. Nesta quarta-feira (8), o Espírito Santo chegou a um total de mais de 58 mil casos da doença. Em 24 horas, foram registrados 1.834 novos infectados.

“Não resolve nada a abertura de novos leitos, capacidade de atendimento ampliada se nós não cumprirmos com a nossa parte no processo, que é permanecer em casa, apenas sair se for necessário. A falta do isolamento, do distanciamento, amplia transmissão da doença, que amplia a necessidade de internação”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Para um momento de pandemia, a taxa de isolamento do Espírito Santo tem ficado abaixo do recomendado, que é de 70%.

Há mais de um mês, o estado não registra um percentual maior que 55%. A última vez que ele chegou essa marca foi em 7 de junho, um domingo.

O maior pico de isolamento registrado também foi em um domingo, dia 17 de maio, em que o percentual foi de 56,62%.

Taxa de isolamento social no ES — Foto: Reprodução/ Governo do ES

Municípios

No dia em que a taxa estadual de isolamento foi a pior da série, nos municípios de Cariacica e Serra, a taxa foi de 40%; em Vila Velha ,42%; e em Vitória chegou a quase 44%.

Os municípios com piores índices de isolamento na segunda-feira foram Cachoeiro e Colatina, com 38%. Bom Jesus do Norte, com 37% e Marilândia, com apenas 23% de isolamento. Entretanto, a prefeitura de Marilândia disse que um problema com os celulares causou o baixo índice.

Considerando toda a série histórica, a pior média é de Bom Jesus do Norte (40%). Já a média mais alta foi registrada em Águia Branca (69%).

Marilândia

O secretário de Saúde de Marilândia, Beto Partelli, explicou que a baixa taxa de isolamento na cidade na segunda-feira foi decorrente de um problema com os celulares.

“O que ocorreu é que o município, na segunda-feira, teve um problema com aparelhos celulares. Eles não funcionaram durante grande parte do dia e a gente sabe que essa taxa é baseada na geolocalização dos aparelhos. Marilândia, desde o início da pandemia, vem atingindo uma média acima de 50%. Num dia específico que houve essa dificuldade, deu essa taxa muito baixa. Marilândia continua cumprindo seu papel no combate ao coronavírus. Esses números não correspondem à realidade”.

O problema no funcionamento teria sido causado por um vandalismo na torre de celular da cidade, o que foi confirmado pela operadora.

 

Leia mais

Bandes anuncia investimentos de R$ 7 milhões em empresa de locação de contêineres

A Locares (Locação de Containers) anunciou, nessa terça-feira (28), investimentos de cerca de R$ 7 milhões na...

Governador do Amazonas visita a SEP e conhece modelo de gestão do Governo capixaba

O governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, visitou, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Economia e...

Semobi publica edital para contratação das obras do Trevo de Carapina

Foto: Reprodução O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), publica, nesta quarta-feira (26), o edital para contratação das obras...

Leia também

Municípios de SC não precisarão devolver sobras de recursos financeiros das emendas parlamentares. Entenda

Em Santa Catarina está em vigor a Lei 17.997/2020, que que permite às prefeituras utilizarem livremente as sobras de recursos financeiros das emendas parlamentares...

AM: Estado registra redução de internações e estabilidade de mortes relacionadas à Covid-19

O Amazonas registrou, de 13 a 19 de setembro, uma redução de 29,4% das internações por Covid-19. É o que aponta um levantamento divulgado...

MS: Fazendeiros serão autuados por crime ambiental no Pantanal

O governo do Mato Grosso do Sul afirmou que irá autuar fazendeiros por crime ambiental no Pantanal. Policiais militares ambientais, peritos da Polícia Civil...

RJ: Quase 3.600 profissionais de saúde dos hospitais federais terão contratos temporários renovados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) a MP que permite ao Ministério da Saúde estender contratos de trabalho de mais de 3.590...