Móveis produzidos no sistema prisional são entregues à nova Amaes de Cariacica

Compartilhe

Mais de 100 peças em madeira, produzidas por internos que trabalham na Marcenaria Jequitibá, na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), foram entregues à nova Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes) de Cariacica, na última sexta-feira (18). O local também recebeu pintura com a identidade visual da Amaes, trabalho voluntário realizado por um servidor penitenciário.

Mesas, cadeiras, estantes, bancos, armários, bancadas, e até jardim vertical, fazem parte dos materiais produzidos na marcenaria, onde sete detentos trabalham. Para firmar a parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), a Amaes também colaborou com insumos, como ferramentas, cola e parafusos.

De acordo com o diretor adjunto da unidade prisional, Dioclécio dos Reis, o trabalho realizado na Marcenaria Jequitibá é de extrema qualidade e contribui para a ressocialização. “Os materiais produzidos são feitos com total profissionalismo e bom acabamento. Com o projeto, eles aprendem uma profissão e podem ter mais perspectiva de futuro, de trabalhar e empreender quando estiverem em liberdade.  Além disso, a parceria com a Amaes dá um sentido ainda maior para esse trabalho, já que promovemos solidariedade. Os internos também participaram da montagem de tudo e viram o quanto o resultado desse esforço vai agregar no atendimento das crianças que precisam tanto desse acompanhamento”, disse.  

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, destaca a parceria com a Secretaria da Justiça como uma forma de oportunizar um ambiente mais humanizado para as famílias que buscam atendimento no local. Segundo ela, cerca de 500 atendimentos por mês serão realizados na Amaes do município.

“Só temos a agradecer a Sejus por proporcionar e oportunizar um ambiente salubre, por meio dos móveis produzidos, da pintura, que transformaram nosso espaço não só em um local de atendimento, mas em um espaço onde as pessoas podem se sentir acolhidas e de uma forma humanizada. Com essa parceria, temos a certeza que estamos transformando vidas, por dar mais dignidade aos autistas e suas famílias”, ressaltou Pollyana Paraguassú.

 

Ação solidária

O servidor Frank Muller Nascimento Loyola, da PEVV3, foi o responsável pela pintura da fachada que deu nome à Amaes de Cariacica. Ele é pai de Benjamin, de apenas dois anos, que também participou da ação solidária.

“Não pude deixar de atender à Amaes, ainda mais em se tratando de uma causa tão nobre. Me solidarizo e tenho total empatia com projetos que visam o bem-estar de crianças, seja qual for a condição delas. Sou pedagogo por formação, professor de Educação Infantil e Fundamental 1, por isso, lidar com os pequenos e vê-los felizes é muito prazeroso. Meu filho vai fazer dois anos. É hiperativo, tem espectro do autismo, e isso o faz diferente tão quanto especial. Eu que agradeço a oportunidade de fazer parte disso”, disse Loyola.

 

Moradora de Cariacica, Giovana Ribeiro, levava o filho Ícaro Francisco, de 13 anos, para atendimento na Amaes de Vitória. Com a abertura da Associação em Cariacica, o tempo de chegada ao local passou para apenas 10 minutos. “Só temos que agradecer a Sejus por essa ação tão importante, porque isso traz mais dignidade para as crianças da Amaes de Cariacica. Meu filho vai sentar na cadeira mais linda, num espaço maravilhoso, graças ao trabalho de cada interno e dos servidores da Sejus”, pontuou Giovana Ribeiro.

 

Leia também

Defesa Civil reconhece situação de emergência em mais 13 cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (19), a situação de...

Câmara pode votar projeto que torna combustíveis e energia serviços essenciais

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (24) o projeto de lei que considera combustíveis, energia elétrica,...

Tandara, do vôlei, é condenada a quatro anos de suspensão por doping

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A jogadora de vôlei Tandara Caixeta, 33, foi condenada a quatro anos de...

MARCO DAS GARANTIAS: PL aumenta oferta de crédito e reduz custos de financiamentos

O novo marco legal das garantias (PL 4188/2021) vai ajudar a aumentar a oferta de crédito e a...

Área de festa em Barra de São Francisco está ficando pronta para shows de Zé Felipe e Frank Aguiar

A área de festa no Polo Industrial que está sendo preparada pela secretaria de Transportes e Estradas da...

Homem morre e três pessoas ficam feridas em grave acidente em Colatina

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas em um grave acidente na noite deste sábado (21), na...

Fase Regional dos JEES teve mais de 80 jogos em Barra de São Francisco; veja mais detalhes

Foram seis dias de competição, envolvendo dezenas de atletas de nove municípios, com mais de 80 jogos. Esse...