Um morador da avenida Dante Michelini, em Vitória, flagrou o momento em que duas motos atravessam a via em alta velocidade. O registro foi feito nesta semana e há a suspeita de que os motociclistas estivessem disputando racha.
Segundo o morador, a situação acontece com frequência na avenida. Na gravação, é possível ouvir o barulho de aceleração dos veículos. Se comprovada a prática de racha, os motociclistas podem responder criminalmente.
No entanto, o capitão Alércio Martins Borges, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), explica que a identificação desses crimes não é fácil.
Morador flagra motos em alta velocidade na avenida Dante Michelini, em Vitória, ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
O capitão informou que, apesar de a Polícia Militar fazer fiscalizações frequentes em bairros com denúncias de rachas, quando os infratores visualizam equipes policiais, vão para outro local, fazendo com que a prática não seja flagrada.
“Essas corridas, que são um crime para o Código de Trânsito, normalmente não são flagradas pela fiscalização. A gente não tem como prever quando vai acontecer esse tipo de ocorrência, então contamos com as denúncias”, esclareceu Alércio.
O secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, explicou que a Prefeitura tem câmeras no local, mas que elas não registram a velocidade dos veículos que passam pela avenida. Por causa disso, a prática do racha é difícil de ser comprovada.
“O Cerco Inteligente consegue identificar o veículo, mas não mede a velocidade dele. Essa questão de racha deve ser discutido para analisar o controle de velocidade”, disse Calheira.
O secretário reafirmou a fala do capitão Alércio e pediu que a população denuncie quando presenciar rachas pelo telefone 190 para que a PM e a Guarda Municipal sejam enviadas para o local e flagre o crime.