Morre Jônice Tristão, empresário do setor cafeicultor no Espírito Santo

As empresas dele chegaram a liderar a exportação de café por 10 anos no Brasil. O governador Renato Casagrande decretou luto de três dias.

Morre o empresário do setor cafeicultor Jônice Tristão, aos 90 anos. — Foto: Reprodução/Tv Gazeta
Morre o empresário do setor cafeicultor Jônice Tristão, aos 90 anos. — Foto: Reprodução/Tv Gazeta

 

Morreu na manhã deste sábado (9), aos 90 anos, o empresário capixaba Jônice Tristão, fundador de um dos grupos empresariais mais tradicionais do Espírito Santo.

Jônice foi um dos maiores empreendedores capixabas. Tem importância fundamental no setor de café, onde as empresas chegaram a liderar a exportação do produto por 10 anos no Brasil.

O empresário completaria 91 anos no próximo dia 1 de fevereiro. Ele teve quatro filhos. Jônice deixa a esposa, Ilza, doze netos e uma bisneta.

A família não informou a causa da morte e nem deu informações sobre o velório e sepultamento.

Por causa da morte de Jônice Tristão, o governador Renato Casagrande decretou luto de três dias.

Grupo Tristão

Jônice Tristão criou o Grupo Tristão.

Tristão foi presidente do conselho das empresas Tristão, conglomerado que atua principalmente nas áreas de comercialização, armazenagem, industrialização e exportação de café, com sede em Vitória, escritórios em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Ele tornou-se um dos maiores empresários brasileiros do café, atividade iniciada por seu pai, José Ribeiro Tristão, em 1935, e mantida pela família, até os dias atuais.

Em 1960, ele fundou a Tristão Companhia de Comércio Exterior e a Triscafé de armazéns gerais, iniciando as exportações de café do grupo, e, em 1971, a Realcafé Solúvel do Brasil S/A e o Café Cafuso. Já em 1978, foi fundada a Tristão UK, em Londres e em 1981, a Tristão Trading, em Nova York.

Em 2015, ele foi homenageado, pelo Espírito Santo em Ação, com a medalha Americo Buaiz. O objetivo da honraria é reconhecer a contribuição de personalidades para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Leia mais

Leia também