
Músico Cláudio França morreu nesta sexta-feira (25) em Vitória — Foto: Reprodução/Redes sociais
Morreu na madrugada desta sexta-feira (25) o músico Cláudio França, um dos fundadores e também guitarrista da banda capixaba Big Bat Blues.
Claudio lutava contra um câncer no peritônio, membrana que reveste o interior do abdômen, envolvendo e protegendo os órgãos. Há alguns dias ele estava internado no Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória. O músico deixa a companheira, Kátia Moreira.
Para os amigos, fica a lembrança de um “apaixonado” e “grande conhecedor” do Blues, gênero musical ao qual França se dedicou ao longo de sua carreira, inclusive apresentando programas sobre o tema na rádio Universitária e na rádio Cidade.
Eugenio Goulart, principal parceiro musical de França, lembra que juntos os dois fundaram a Big Bat Blues, no início dos anos 1990. Segundo ele, o nome da banda (“grande morcego”, na tradução para o português) foi criado com base no carro que Cláudio tinha na época, um Chevette ano 1978 todo preto.
Ele traz essa importância da pesquisa da música, da musica de raiz, da música africana. Ele passou para nós não só a influência do Blues, mas o interesse pela música africana em geral”, disse.
Larissa Pacheco, vocalista da Big Bat Blues conta que Cláudio foi uma grande influência em sua carreira.
“Como músico ele era fantástico, ele tinha uma habilidade impressionante na guitarra slide, ele tinha um conhecimento de blues que era incrível. Para mim ele era uma enciclopédia”, ressalta.
O velório e o sepultamento de Cláudio França acontecem neste sábado (26) no cemitério de Maruípe, em Vitória.