Morre aos 96 anos o advogado francisquense Dr. João Pascoalino Gomes Filho

O advogado João Pascoalino Gomes Filho, faleceu na noite de ontem, 31 de agosto de 2021, mesmo dia e mês do seu nascimento, aos 96 anos de idade.

Dr. João Pascoalino veio para Barra de São Francisco ainda novo, trazendo na sua bagagem seus filhos e o sonho de fazer da advocacia sua nobre profissão.

Um exemplo de vida e superação a ser seguido, negro e de origem humilde, venceu todos os preconceitos que a vida lhe impôs, foi engraxate, carteiro, professor, advogado, jornalista, escritor, dentre outras tantas funções que já exerceu ao longo da vida, lutou e criou todos os filhos com a mesma força que preservou até o último segundo de vida.

Sua filha, Dalmácia Gomes Bittencourt escreveu em seu Facebook um relato que conta a história do pai e sua trajetória de sucesso.

“31 de agosto, ano 1925, nessa data chegava a esse mundo meu pai. Um homem forte, sonhador, inteligente, um homem de caráter e disposto a enfrentar todos os desafios que a vida lhe trouxesse para se tornar um vencedor. Sua trajetória foi contada por ele mesmo em muitas ocasiões em que nos reuníamos, principalmente para comemorar seu aniversário! Quem é mais chegado à nossa família, teve a oportunidade de ouvi-lo contar um pouco da sua vida. Rapaz novo, seu ofício era entregar correspondências nos correios, enquanto conciliava os dias cansativos de labuta, com o curso de direito na Universidade Federal do Espírito Santo UFES, onde foi graduado com muito louvor, sendo inclusive o orador da turma no dia da formatura. Veio para Barra de São Francisco ainda novo, trazendo na sua bagagem seus filhos e o sonho de fazer da advocacia sua nobre profissão. Aqui, conheceu minha mãe, que chamavam adotiva só por nome, mas na verdade ela foi “nossa mãezona do coração” Se casou com ela, uma loira bonita, olhos verdes, cabelão bem cuidado. Ele um cidadão de valor, ela nossa Waldecira, uma mulher de fibra e muitos sonhos, amorosa e muito positiva em suas convicções me lembro bem, a coragem era seu ponto forte…casaram-se, cuidaram e instruíram no bom caminho a filharada toda, juntamente com nosso caçulinha, Menandro, fruto daquela união .Mamãe partiu cedo e papai recebeu a graça de viver seus 96 anos de vida completos em 31 de agosto 2021. Seus últimos dias não foram fáceis, esteve a maior parte do tempo em ambiente hospitalar sempre como um guerreiro lutando para viver. Mas no final do seu dia 31.08.2021 aprouve ao Senhor nosso Deus o recolher para a sua morada eterna. Como filhos, só temos que louvar e agradecer ao nosso bom Deus por tanto cuidado e amor para com a vida do papai! Deus o levou! Esse dia foi marcado por Deus para fechar o ciclo dessa vida terrena e começar de fato a vida que Deus tem pra ele na eternidade! Estamos sofrendo muito essa perda, pois não queremos perder aos que amamos, mas estamos gratos a Deus pelos 96 anos de vida que Ele concedeu ao nosso pai e pelo pai tão amoroso que ele foi para os seus filhos! Que o Senhor nos console! Amém! #lutopai”

O presidente da 5ª subseção da OAB de Barra de São Francisco, Raony Scheffer, publicou uma nota de pesar.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nobre colega advogado João Pascoalino Gomes Filho, militante na comarca de Barra de São Francisco/ES.

PASCOALINO era um dos advogados mais antigos do Espírito Santo, contava com 96 anos de idade, e pertencia à 5ª Subseção da OAB-ES.

O Velório será realizado hoje (01/09), na Casa Mortuária de Barra de São Francisco/ES; e o sepultamento será no cemitério local.

Aos amigos e familiares registramos nossas sinceras condolências.

RAONY FONSECA SCHEFFER PEREIRA
Presidente da 5ª Subseção – OAB/ES

Dr. João Pascoalino com a filha Dalmácia e o neto Thiago Bittencourt
Aniversário de 90 anos