Moradora de Viana está ansiosa pela vacinação neste domingo (13)

“Contribuir com a ciência e participar de um estudo tão importante para a humanidade é gratificante. Me sinto muito privilegiada. A vacina traz esperança e as minhas expectativas estão lá no alto para esse momento”, relatou Katty Cristina Veloso Santos, 46 anos, uma das 19.965 pessoas que se cadastraram para o Projeto Viana Vacinada.

O estudo científico será realizado na cidade para avaliar a capacidade de meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz reduzir o número de casos do novo Coronavírus (Covid-19). A ação tem como público-alvo aproximadamente 35 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). A vacinação será realizada com doses doadas pelo PNI.

A vianense está confiante que a iniciativa será um sucesso e se sentirá mais segura para realizar suas atividades, protegendo as pessoas que estão ao seu redor. “Pelas informações que obtive, estou confiante que o estudo será de comprovação de eficácia. A ideia de trazer mais segurança para as pessoas que convivem comigo e que amo é indescritível”, disse.

Katty Veloso destacou ainda que permaneceu em isolamento social por um ano, e que mesmo estando apenas em casa, toma todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus, como a lavagem de todas as compras, higienização das mãos com frequência e mantendo o distanciamento social.

“Eu tenho um filho de quatro anos que tem problemas respiratórios, e quando iniciou a pandemia de Covid-19 eu fiquei muito assustada e com medo de acontecer algo com ele e com minha família. Por esse motivo preferi me isolar de todos. Durante esses meses contei com a ajuda de amigos, que iam ao supermercado para mim e me auxiliavam no momento de ir pagar as contas”, declarou. 

Entenda o Projeto Viana Vacinada

O Projeto Viana Vacinada, que acontecerá no próximo domingo (13), tem como objetivo vacinar toda a população do município com idade entre 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários e conta com a participação de 450 colaboradores na área da saúde do Estado.

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose, já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como na epidemia de Febre Amarela, em que obteve êxito e garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos de Covid-19, com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não têm e não terão acesso a vacinação nos próximos meses.

A vacinação dos cidadãos de Viana ocorrerá entre às 8h às 17h em 35 zonas eleitorais espalhadas pela da cidade, sendo 174 salas. Ao todo, serão 450 vacinadores voluntários – cedidos pelo Governo do Estado, município e instituições de ensino – para imunizar a população.

Para participar, o cidadão deve realizar o agendamento na plataforma www.vianavacinada.saude.es.gov.br  até às 23h59 deste sábado (12).


Leia mais

Leia também