Morador de Lajinha de Pancas diz que a terra voltou a tremer nesta quarta-feira (26)

Um morador do distrito de Laginha, que por sinal é proprietário rural no interior do município de Pancas-ES entrou em contato com este site, www.gazetadonorte.com para relatar que um tremor de terra voltou a ocorrer entre 13h30min a 14 horas desta quarta-feira, 26/05, naquela localidade.

O tremor segundo ele durou cerca de 5 a 6 minutos, mas que nada demais aconteceu, apenas o tremr mesmo e o susto por parte das pessoas que moram naquela região.

É a segunda vez que ocorre este tipo de tremor na mesma localidade, sendo que o último aconteceu na manhã do dia 12 de maio de 2021, e segundo relatos, foram três tremores seguidos, por volta de 7h30min, sem registros de danos materiais.

Terremotos não são muito comuns no Brasil, pois o país está localizado no centro de uma placa tectônica. Mas já foram registrados tremores de mais de seis graus na escala Richter, o que é considerado alto e pode causar danos materiais.

Esses fenômenos podem ser causados por vulcanismo, movimentação das placas tectônicas e falhas geológicas. No Brasil o caso mais comum são as falhas geológicas. Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade.

No Brasil, os terremotos são causados por dois motivos, o primeiro refere-se ao desgaste das placas tectônicas, que promove um leve tremor da terra, quase imperceptível. Já o segundo ocorre pelo choque das placas tectônicas, em que há o epicentro do terremoto, ou seja, local onde ele é sentido com mais força e propaga-se por todos os lados. Nem sempre a área de contato da placa é o epicentro do tremor.


Leia mais

Leia também