Monast realiza três lives para divulgar seus 10 anos de criação

Compartilhe

Para marcar os 10 anos de sua criação, o Monumento Natural Serra das Torres (Monast), realizará três transmissões ao vivo (live) no perfil oficial @MeioAmbienteES, no Instagram. As lives serão nos dias 10, 11 e 14 de junho, sempre às 11 horas.

O Monast, com seus 10.458,90 hectares, é a maior Unidade de Conservação da categoria “Proteção Integral” criada pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Sua área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado (Decreto nº2530-R/2010), sendo localizada nos maciços rochosos entre os municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. A criação da Unidade de Conservação aconteceu em 14 de junho de 2010 com a publicação da Lei Estadual nº 9463/2010.

O nome Serra das Torres é derivado de seu relevo montanhoso, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, com formação rochosa representada por pontões, “pães de açúcar, escarpas íngremes e vales profundos que, avistada ao longe, lembra uma série de torres perfiladas, entre elas se destaca a Pedra do Farol.

Bacias hidrográficas

Do alto de seus remanescentes florestais e fundos de vale nascem as águas que fazem parte de duas importantes bacias hidrográficas, a do rio Itapemirim e a do rio Itabapoana. Com presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas, no Monast são realizados estudos da flora que já identificaram 201 espécies vegetais, sendo 17 ameaçadas de extinção.

Até agora, as pesquisas já identificaram a presença de 20 espécies de peixes, 120 espécies de aves, incluindo quatro ameaçadas de extinção, e 17 espécies de mamíferos, como o sagui-da-cara-branca, a jaguatirica, o gato-maracajá, a lontra, a preguiça-de-coleira e outros.

Os répteis e anfíbios são os mais pesquisados na Unidade de Conservação até agora e já foram encontradas 35 espécies de répteis, algumas delas raras e de pouca ocorrência no Estado. Já para os anfíbios foram registradas 52 espécies, sendo três existentes apenas no Espírito Santo e uma exclusiva do Monast.

Confira a programação das lives no Instagram @MeioAmbienteES:

– 10/06 (quarta-feira), às 11h:
 “Desafios para alcançar os objetivos de criação do Monast”, com Guilherme Carneiro (Iema), gestor do Monast e o secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, Márcio Menon.

– 11/06 (quinta-feira), às 11h: 
“A importância do Monast para a conservação da biodiversidade”. Com Guilherme Carneiro (Iema), gestor do Monast e Jane de Oliveira, professora, doutora e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

– 14/06 (domingo) às 11h:
“A importância do Monast para o desenvolvimento da região”. Com Guilherme Carneiro (Iema), gestor do Monast e Juci e Cláudio, moradores do entorno da unidade conservação.

Leia também

Curral Intermunicipal de Leilões no Polo Industrial está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

Nova Venécia vai realizar o projeto “Meu Bairro tem Talento”

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizará, no próximo fim de...

Mulher morre após ser atropelada pelo próprio carro no Sul do Espírito Santo

Uma mulher morreu na madrugada deste domingo (3), após ser atropelada pelo próprio carro, na garagem da casa...

Prazo para regularizar dívidas com descontos acaba nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que empresários possam regularizar sua situação com o fisco. Até às...

Festa de São Pedro começa nesta sexta, 1º, com fogueira gigante e desfile de escolas municipais

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

Vereador Lemão Vitorino destaca importância da Associação de Vila Paulista

Na noite da última segunda-feira, 27/06/2022, o Presidente da Câmara de vereadores de Barra de São Francisco, Lemão...

Homem sofre tentativa de homicídio em bar em Vila Pavão

Na tarde deste domingo (03), em Vila Pavão, um homem de 33 anos foi vítima de tentativa de...