Ministro de Minas e Energia diz que governo trabalha para retomada do setor após pandemia

Compartilhe

article.jpeg

Ministro de Minas e Energia diz que governo trabalha para retomada após pandemia
– Foto:
Bruno Spada/MME

Os impactos da pandemia do coronavírus no ambiente de negócios do setor de energia foi discutido nesta quinta-feira (7) em videoconferência promovida pelo Tribunal de Contas da União. 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo vem trabalhando para a retomada do setor e que estuda novas ações para manter o País como destino de negócios nessa área. “Para que a gente tenha maior competitividade e sejamos um mercado atraente para os investidores,” afirmou.

O ministro explicou que a Pasta montou comitês executivo e setoriais para monitorar mercados, recepcionar demandas, definir prioridades e propor ações de caráter emergencial, além de se preparar para a retomada.

Segundo ele, nos últimos 50 dias foram realizadas 85 reuniões formais com 87 instituições e agentes do setor para tratar de medidas e ações de enfrentamento à crise. “Confiante que as medidas estão sendo adotadas dentro do nível adequado e estamos trabalhando juntos para que a gente saia dessa crise nas melhores condições”.

Com a pandemia, os primeiros desafios encontrados pelo ministério foram: queda da demanda e aumento da inadimplência do setor elétrico; queda da demanda dos combustíveis e no preço do petróleo e queda da demanda e restrições que paralisaram o setor mineral. 

“É uma crise incomparável e sem precedentes, no mundo, que exigiu que nós aperfeiçoássemos a nossa governança e estabelecêssemos métodos e processos para lidar com esse período”, ressaltou. “Estamos adotando ações emergenciais. A prioridade do ministério é preservar a saúde dos setores ligados ao ministério”, disse Beto Albuquerque. 

Energia

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, houve uma redução de 20% no consumo de energia elétrica entre os meses de março e abril, o que significa, por exemplo, o consumo de toda região nordeste. Além da queda na demanda, o setor registrou aumento de 12% na inadimplência, um impacto de R$1,8 bilhões para as distribuidoras. 

Bento Albuquerque também falou das ações do ministério que contribuíram para manter a saúde econômica e financeira de toda cadeia. “Houve, por exemplo, a isenção do pagamento da conta de energia para nove milhões de pessoas de baixa renda, com um aporte de R$ 900 milhões de recursos do Tesouro Nacional para a cadeia”, destacou. 

Combustíveis

Bento Albuquerque citou ainda a queda na demanda e no preço dos combustíveis em abril. Em comparação com o mesmo período de 2019, houve uma redução de 20% no consumo de diesel, 35% na gasolina e 49% no etanol. Por outro lado, o consumo do gás de cozinha registrou aumento de 12%, devido ao confinamento.  De acordo com o ministro, o governo trabalha para garantir o abastecimento no setor de petróleo e gás, sem interferir na política de preços.

Mineração

Na indústria mineral, um dos setores de maior impacto na balança comercial brasileira, o ministro de Minas e Energia informou queda de 18% no volume  de exportações. E disse que 79% das empresas optaram por antecipar as férias dos funcionários.

 

Leia também

Nova Venécia anuncia Badinho Alves para comandar equipe na Copa Espírito Santo 2022

Na estreia do Nova Venécia na Copa Espírito Santo 2022, não será Cássio Barros quem comandará a equipe....

Polícia descobre túnel na fronteira entre México e EUA

Um túnel recentemente descoberto de cerca de 500 metros sob a fronteira entre os Estados Unidos e o México...

Santos de Barra de São Francisco contrata dois zagueiros renomados para a disputa da Copa Norte

A diretoria do Santos de Barra de São Francisco, fechou com mais dois jogadores, sendo dois zagueiros na...

Brasil fecha Surdolimpíadas com o maior número de medalhas da história

O Brasil encerrou a participação nas Surdolimpíadas de Verão (Summer Deaflympics), no último domingo (15/05), em Caxias do...

Em 2021, 5 mil pessoas morreram em 64 mil acidentes de carro no Brasil

O número de acidentes e de mortes em rodovias federais cresceu em 2021, na comparação com 2020, interrompendo...

Futsal Masculino e Feminino Juvenil de Barra de São Francisco se destacam no primeiro dia da fase regional dos JEES

Assim como na fase municipal, abertura da fase regional aconteceu no ginásio de esportes Antônio Valli A segunda-feira, 16,...

Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e...