Ministério Público constata 685 casos de Coronavírus em asilos e abrigos do Espírito Santo

O acompanhamento semanal realizado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) constatou um total de 685 casos de pessoas contaminadas por Covid-19 em instituições de longa permanência de idosos como asilos e abrigos no estado, até o dia 23 de julho.

São 53 casos a mais em relação ao relatório anterior, que apresentou dados coletados até 17 julho.

Foram identificadas 376 pessoas idosas residentes nas instituições e 309 funcionários desses locais contaminados com o novo coronavírus.

O número de óbitos entre idosos que permaneciam nas instituições chegou a 61, dois a mais que o registrado anteriormente.

Foram verificados mais 35 casos de idosos residentes e mais 18 casos de trabalhadores das instituições com a Covid-19.

Os municípios com mais idosos residentes com o novo coronavírus são Vila Velha (94 casos), Vitória (60), Serra (43). Colatina (29) e Alegre (26) vêm em seguida, mas não houve aumento de casos nessas cidades, desde o relatório anterior.

Vila Velha e Vitória seguem com mais óbitos de idosos em razão da Covid-19 desde o início da pandemia, com 19 e 12 casos, respectivamente. Não houve novos óbitos de idosos residentes nesses municípios, em relação ao relatório anterior.

As instituições em funcionamento no Estado do Espírito Santo estão localizadas em 36 municípios. O MPES possui registro de 94 instituições que respondem ao formulário, sendo duas unidades públicas, 37 particulares com sem fins lucrativos e 55 com fins lucrativos. Do total, 25 não reportaram contaminação entre idosos ou trabalhadores até o dia 23 de julho.

O MPES informou que tem atuado para que todas as instituições sejam abastecidas com os equipamentos de proteção individual necessários, bem como para que os funcionários sejam capacitados para enfrentar a pandemia. Tem requisitado, ainda, que os municípios adotem providências alternativas à institucionalização de novos idosos nas instituições já em funcionamento, uma vez que um novo acolhimento pode representar risco para os idosos já residentes.

O MPES realiza o acompanhamento das instituições de longa permanência localizadas em 36 municípios do estado, duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras. São coletados o número de casos suspeitos e confirmados entre os residentes e os trabalhadores, além do número de óbitos das pessoas idosas residentes.

De acordo com o órgão, o objetivo é garantir a adoção de medidas estabelecidas de prevenção e controle da Covid-19 e, ainda, a oferta da assistência à saúde da pessoa idosa residente em instituições.

Segundo o MPES, a acompanhamento semanal permite a notificação aos gestores estaduais e municipais, que possuem a responsabilidade de execução das políticas públicas, para que realizem as normas estabelecidas no país de prevenção e controle da infecção pelo novo coronavírus.

Permite também apurar as responsabilidades dos dirigentes das instituições prestadoras do atendimento. Se comprovado ato praticado em detrimento à pessoa idosa sob a assistência dessas instituições, os dirigentes responderão civil e criminalmente, além de receberem sanções administrativas, como, em última escala, a interdição do serviço.

Imediatamente após receber as informações das instituições, o MPES aciona as secretarias de Saúde e de Assistência Social, tanto a estadual quanto as municipais, para que adotem as medidas necessárias.

Paralelo a isso, o MP exige a apresentação de um plano de contingência de cada instituição, de forma que as medidas preventivas sejam adotadas para minimizar os riscos das pessoas vulneráveis.

 

Leia mais

Aplicativo Guardiões da Amazônia recebe denúncias de crimes ambientais

Ferramenta facilita a interação entre a população e os órgãos de fiscalização ambiental na proteção da floresta ...

FESTIVAL DE GRAMADO: Filme “Pacarrete” é engraçado, emociona e é favorito para categorias de melhor filme e melhor atriz

Ao final da primeira cena de “Pacarrete”, o público vibrou e aplaudiu a beleza da atuação de Marcélia Cartaxo. O filme, que teve sua...

Duas pessoas morrem após batida entre carro e caminhão no Sul do Espírito Santo

Duas pessoas morreram em um grave acidente na...

Prefeitura suspende alistamento militar presencial e juramento à bandeira em Barra de São Francisco

Alistamento militar presencial e juramento à bandeira são suspensos no município de Barra de São Francisco. A decisão foi tomada pelo chefe do executivo...

Leia também

Morre aos 112 anos, dona Ana parteira, moradora mais antiga de Água Doce do Norte

Morreu na madrugada deste domingo, 09 de agosto de 2020, a moradora mais antiga de Água Doce do Norte, Ana Honorato Estevão (foto). Dona Ana...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo quente e seco, nesta segunda-feira (10)

Graças à atuação de um bloqueio atmosférico, o tempo quente e seco persiste na região Centro-Oeste, nesta segunda-feira (10), em Mato Grosso, Mato Grosso...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo com chuva, nesta segunda-feira (10)

A semana começa com chuva e temperaturas mais altas na região Sul do país, nesta segunda-feira (10). Com o fim do bloqueio atmosférico, a...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo predominantemente quente e seco, nesta segunda-feira (10)

Previsão de tempo quente e seco predominante na região Norte do país, nesta segunda-feira (10). A chuva segue concentrada no norte da região, principalmente...