Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença

Compartilhe

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra a doença. Postos de saúde de todo o Brasil oferecem de forma gratuita a vacina. Podem receber a dose pessoas acima de nove meses a 59 anos de idade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2017 o esquema vacinal é de apenas uma dose.

O Ministério da Saúde ressaltou ainda que 15% das pessoas que contraem a febre amarela podem desenvolver a doença de forma grave, podendo causar sequelas, como  insuficiência renal e hepática.

Em casos de sintomas como febre, calafrios, dores constantes na cabeça, corpo, costas, náuseas e vômitos a orientação é que busque acompanhamento e orientação médica, já que esses são os principais sintomas de febre amarela.

O Ministério da Saúde ainda faz um alerta: macacos não transmitem febre amarela. De acordo com dados da pasta, de julho de 2021 a maio de 2022, apenas quatro casos de pessoas com a doença foram confirmados, provavelmente nos estados do Pará e do Tocantins. A pasta recebeu 1.093 suspeitas de ocorrências em animais, e 25 delas foram confirmadas em laboratório. 

Mãe de primeira viagem, Michelle Rodrigues é cuidadosa com a filha Aisha, de 7 meses. O cartão de vacinação da menina é impecável, todas as vacinas em dia, e a mãe não vê a hora de imunizar a menina contra a febre amarela. Enquanto isso ela segue medidas de segurança para proteger a filha.

“Todos os dias eu passo repelente e deixo ligadinho o negócio, eu passo pq eu morro de medo dela pegar dengue, principalmente, febre amarela então, Deus é mais, se ela estiver pelo menos imunizada contra febre amarela, me deixa mais aliviada”, comenta.

 Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Leia também

INDICADORES: boi gordo tem queda no preço nesta sexta-feira (19)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (19) com queda de 1,14% e o produto...

Promessa do Vitória-ES, meia Kaiky é emprestado ao time Sub-20 do Botafogo

O meia Kaiky, de 18 anos, está de saída do Vitória-ES para defender o Botafogo. Revelado e emprestado...

Vila Pavão decreta ponto facultativo na segunda-feira (22)

  Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, será ponto facultativo nas repartições públicas do município. Para agilizar o ponto facultativo,...

Suspeito de homicídio em Água Doce do Norte é preso em Ecoporanga

A polícia militar de Ecoporanga, cumpriu na última terça-feira, 16 de agosto de 2022, um mandado de prisão...

Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação será no sábado, 20

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será realizado no próximo...

Jovem é esfaqueado durante evento em Barra de São Francisco

Um jovem de 18 anos foi esfaqueado na região do abdómen durante uma cavalgada seguida de show musical...

Prazo para solicitação de voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para solicitação do voto em trânsito, destinado aos eleitores que estarão fora...

Mandioca de 9 kg é colhida em quintal de casa no Espírito Santo

    Mandioca de 9 kg é colhida no ES Uma mandioca de cerca de 9 kg foi colhida em uma...