Ministério da Saúde orienta municípios darem continuidade à imunização contra Influenza

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, iniciada no dia 23 de março, chega ao fim, nesta terça-feira (30), em todo o território brasileiro. Entretanto, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os municípios capixabas devem dar continuidade à imunização até o fim das doses remanescentes.

A recomendação, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, vem de uma decisão conjunta também da Secretaria da Saúde (Sesa) e dos representantes regionais e municipais do Estado. “Com o encerramento da campanha nesta terça (30), recomendamos que os municípios permaneçam desenvolvendo estratégias de vacinação dos grupos prioritários em que a meta ainda não foi alcançada, em especial crianças e gestantes, enquanto durarem os estoques”, informou.

Ainda segundo a coordenadora, os municípios também poderão ampliar a imunização para outros grupos de acordo com a disponibilidade no estoque das vacinas remanescentes. “Assim, cada município terá autonomia, em caso de doses remanescentes, para disponibilizar a imunização a outros grupos que não estavam contemplados na Campanha.”

No dia primeiro de junho, o Espírito Santo foi o primeiro estado brasileiro a atingir a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde, tendo vacinado 90% do público prioritário para a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Atualmente, o Estado está em segundo lugar na cobertura total, com 99,09%, atrás somente do Amapá, que atingiu a marca de 100,98% de cobertura vacinal total. A previsão parra balanço final da campanha está prevista para o final de julho.

 

Dados no Espírito Santo

O Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde, informa que, até a manhã desta terça-feira (30), o Estado já havia vacinado 1.221.693 pessoas, segundo dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90% de vacinação para os públicos dos idosos e dos trabalhadores da saúde foi superada no Espírito Santo, com 136,08% (504.560 vacinados) e 107,93% (107.446 vacinados), respectivamente.

Nos demais grupos, a meta ainda precisa ser alcançada, como as crianças com 70,14% (196.038 vacinadas), gestantes 62,92% (25.209 vacinadas), puérperas 81,03% (5.336 vacinadas), indígenas 83,83% (3.883 vacinados) e adultos de 55 a 59 anos, com 69,28% (113.071 vacinados).

 

Leia mais

Indígenas e quilombolas terão desconto integral nas contas de energia

Isenção beneficia consumidores da tarifa social do pagamento pelo consumo de até 220 kWh/mês. –...

Vacinação contra gripe em Nova Venécia retorna por ‘drive thru’

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe...

Hospital Universitário de Campina Grande abre 24 leitos para tratar pacientes de Covid-19

Os recursos da Ebserh também foram destinados para a compra de materiais médico-hospitalares – Foto: ...

Agentes financeiros privados poderão operar Fundo do Turismo

A mudança vai permitir que mais instituições ofereçam o crédito específico para o setor do turismo. ...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...