Ministério da Saúde libera o funcionamento de 212 leitos de suporte ventilatório

O Ministério da Saúde autorizou o funcionamento de mais 212 leitos de suporte ventilatório pulmonar exclusivos para pacientes em tratamento da Covid-19. Ao todo serão investidos R$ 3 milhões para custeio parcial das estruturas, através de pagamentos mensais. A medida foi publicada nas Portarias n° 988, n° 990 e n° 991 do Diário Oficial da União.

Os leitos foram autorizados para os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. As estruturas poderão ser alocadas em diferentes unidades de saúde, como hospitais de grande e pequeno porte, pronto-socorro e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Covid-19: cerca de 18% da população já tomou a primeira dose da vacina e 9% a segunda

Anvisa investiga possível redução de doses da CoronaVac e conclui que não há falha

Os leitos de suporte ventilatório são utilizados para tratar pacientes que ainda não evoluíram para um quadro grave da Covid-19 e que não precisam de transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, foram autorizados 3,3 mil leitos desse tipo, com parte dos custos arcados mensalmente pelo governo federal.

Leito Covid - Foto: Ascom/HCPALeito Covid – Foto: Ascom/HCPA


Leia mais

Leia também