Ministério da Saúde já distribuiu mais de 208 milhões de EPIs para estados e municípios desde o início da pandemia da Covid-19

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde afirma que distribuiu mais de 208 milhões de  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a todo o país. Segundo a pasta, a compra desses itens é de responsabilidade de estados e municípios, mas devido à escassez mundial desses produtos o governo federal vêm auxiliando os gestores locais nessas aquisições.

Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram entregues às unidades da federação, por exemplo: 564,2 mil litros de álcool; 3,1 milhões de aventais; 36,9 milhões de luvas; 138,5 milhões de máscaras cirúrgicas, entre outros EPIs. Após a entrega, as secretarias estaduais e municipais definem as estratégias de distribuição dos equipamentos. 

Distribuição de EPIs é obrigatória a 28 categorias profissionais

Denúncia: Falta de EPIs nos hospitais brasileiros

Por meio de plataforma pela internet, a população pode acompanhar a quantidade de EPIs distribuída a cada estado. No site também é possível acompanhar a quantidade de leitos habilitados, distribuição de testes de diagnóstico da Covid-19, insumos e outros itens distribuídos pelo Ministério da Saúde a cada estado. 
 

Foto: Agência Saúde

Leia mais

Leia também