Ministério da Saúde divulga novos dados epidemiológicos da Covid-19

Nesta quarta-feira (19), o Ministério da Saúde divulgou novos dados epidemiológicos da Covid-19 no Brasil. Os mais recentes em relação às hospitalizações com coronavírus, 57% são de homens enquanto 43% são mulheres. Além disso, 51% dessas pessoas tinham mais de 60 anos. Esses dados fazem parte do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), atualizado em 16/08, esses números podem sofrer alterações.

Estratégias de combate à Covid-19 são detalhadas por Pazuello em audiência pública no Senado

Secretarias estaduais de saúde lança pesquisa que pode contribuir na gestão orçamentária do SUS

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, esses números não tem sofrido muitas alterações, assim como o de mortes pela doença. “Quando olhamos esses óbitos por Covid-19, segundo a faixa etária, sexo e raça/cor, é um dado que não tem se alterado em todas as nossas análises, semana após semana epidemiológica. 72% das pessoas que morrem, por SRAG, especificamente por coronavírus, tem acima de 60 anos, embora tenhamos mortes nos mais diversos grupos etários”, afirmou o secretário.

Outro dado destacado nessa atualização epidemiológica, foi o do impacto das comorbidades e fatores de risco nas mortes decorrentes da Covid-19.  “Também é um dado que se repete, a grande maioria se reflete com idade acima de 60 anos ou mais. E é onde a cardiopatia, diabetes, doença renal doença neurológica e pneumopatia talvez sejam as comorbidades com maior número de casos. 62% desses, apresentam mais de um desses fatores de riscos”, acrescentou Moraes.

Foto: Martin Lopez (Pexels)

Leia mais

Leia também