Ministério da Saúde cancela Dia D de Vacinação Contra Gripe para evitar aglomeração

O Ministério da Saúde, juntamente com o Programa Nacional de Imunização (PNI), decidiu cancelar o Dia D de Vacinação Contra Gripe (Campanha Influenza) que estava marcada para acontecer no dia 9 de maio. A decisão foi tomada para evitar aglomerações e a possibilidade de proliferação do coronavírus.

Em contrapartida, foram estabelecidas as prioridades e as novas datas para vacinação. As alterações são exclusivamente da terceira fase, que será no período entre 11 de maio a 5 de junho.

Para atender da melhor forma possível a população, também foi feita a divisão da terceira fase em duas etapas, definindo datas por público. De 11 a 17 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. De 18 de maio a 5 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos de idade e professores.

Locais e horários de vacinação

A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde do município que contém sala de vacina: bairros Margareth, Rúbia, Aeroporto, Altoé, São Cristóvão, além das instaladas no interior em Cristalina, Cedrolândia, Guararema e Patrimônio do XV. O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. É preciso apresentar o cartão de vacina.

Pacientes público-alvo da primeira e segunda etapa que ainda não foram imunizados podem tomar a vacina até o final da campanha.

Pessoas que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento. A orientação é para ficar em casa, em isolamento, até que os sintomas desapareçam.

Leia mais

Leia também