Ministério da Saúde amplia público para vacina meningocócica C

Compartilhe

O público apto a receber a vacina meningocócica C (Conjugada) foi ampliado por recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com validade até fevereiro de 2023, a nova diretriz do Ministério da Saúde estende a vacinação para trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos. A pasta visa proteger ainda mais a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, além de ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.

Pensando em uma abrangência plena dos trabalhadores da saúde, foram incluídos tanto serviços públicos quanto privados, atuantes em diferentes níveis de complexidade. Assim, profissionais que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios) têm direito a receber o imunizante. Mais especificamente, a expansão da imunização compreende:

  • Profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;
  • Trabalhadores de apoio – recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias;
  • Profissionais que atuam em cuidados domiciliares – cuidadores de idosos, doulas e parteiras; 
  • Estudantes da área da saúde, desde que estejam atendendo na assistência dos serviços de saúde.

Ministério amplia vacinação contra HPV quadrivalente para homens de até 45 anos com imunossupressão<\/a>

Para os trabalhadores de saúde, a pasta sugere que, mesmo com o esquema vacinal completo, eles tomem mais uma dose. Bárbara Lima, farmacêutica, conta que sempre procura tomar as doses de imunizantes disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para sua categoria.

“Vai ajudar de alguma forma no controle da doença e na imunização coletiva. Então, é sempre muito importante  a gente procurar a vacinação, seja ela do que que for, em vista do nosso bem individual e do coletivo”, pontua a farmacêutica.

Especificamente sobre os profissionais de saúde, Bárbara ressalta que é de grande importância o reforço de imunização, pois garante mais defesas aos indivíduos que tendem a participar de cadeias de infecção. Com doses extras de imunizantes disponíveis, romper essa cadeia torna-se mais fácil. 

“Em ambiente hospitalar, onde a gente está exposto a um risco biológico muito grande e que, inclusive, podem levar à resistência de micro-organismos, requer muito cuidado e qualidade no processo de trabalho. Por isso, reforçar esses profissionais é de grande importância”, conclui a profissional.

Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença<\/a>

A vacina meningocócica já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, prevendo duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses, preferencialmente. Visando alcançar o público não vacinado, a orientação do Ministério da Saúde sugere que a criança de até 10 anos que ainda não tenha se vacinado tome uma dose do imunizante. A expansão do público é importante para o controle da doença, pois, ainda que crianças menores de um ano de idade tenham maior risco de adoecimento,  adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilFoto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Leia também

Ônibus da Moretti que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia bate em vaca

Um ônibus da Viação Moretti, que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia, se envolveu...

Drogas são apreendidas pela Polícia em Nova Venécia

  A Polícia Militar e a Polícia Civil apreenderam drogas na noite da última sexta-feira (12), no bairro Cohab,...

Prefeito acompanha últimos detalhes para município assumir terreno do Pesque e Pague

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve na manhã desta quarta-feira (10), acompanhando os...

Lote 5: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Faixa elevada foi concluída no bairro irmãos Fernandes para dar proteção e segurança aos pedestres

A equipe de servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São...

VARÍOLA DOS MACACOS: Queiroga diz que rede de diagnóstico da doença será ampliada até o fim de agosto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, até o final de agosto, todos os laboratórios centrais de...

Seminário sobre Base Comum Curricular reuniu mais de 80 profissionais no Cesfa

Aconteceu no último sábado, 13, na sede da Unopar/Cesfa, o Seminário BNCC na Prática: Sequência Didática, sob a...

Produção obrigatória de energia a partir de gás natural pode gerar impacto de R$ 86,7 bilhões sobre o custo da eletricidade

A obrigatoriedade da produção de 8 gigawatts (GW) de energia a gás natural pode gerar um impacto de...