Ministério da Educação divulga novas datas para Sisu e Prouni

Sisu

A partir do segundo semestre de 2020 será possível fazer a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu
– Foto:
Banco de imagens

As datas das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), os dois principais programas de acesso  às universidades no País, foram alteradas. De acordo com o Ministério da Educação, o edital que muda o prazo de inscrição do segundo semestre do Sisu, de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho, deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (17). 

Já o Prouni, que teria as inscrições abertas de 23 a 26 de junho, passou para o dia 14 de julho. Além dessas mudanças, as inscrições do Financiamento Estudantil (Fies), que deveriam ser efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, ocorrerão de 21 a 24 de julho.

De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, as alterações atendem a uma uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas.

De acordo com a pasta, a alteração é positiva, pois possibilitou a ampliação na quantidade de vagas oferecidas. “Se nós não tivéssemos prorrogado na data prevista a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, comentou o secretário.

O ministério informou também que a consulta dos estudantes às vagas disponíveis no Sisu poderá ser feita a partir do dia 30 de junho.

Nessa terça-feira (16), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social, a informação sobre a alteração das datas de inscrições do Sisu. Na ocasião, o ministro disse ainda que será possível optar por um curso de Educação a Distância (EAD). 

 

Educação a Distância 

A partir do segundo semestre de 2020 será possível fazer, pela primeira vez, a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu.

“Essa prorrogação nos permitiu inclusive essa inovação. Até então as instituições públicas só poderiam oferecer vagas presenciais pelo Sisu. As vagas eventualmente de EAD que as instituições públicas têm elas oferecem nos seus próprios portais, então não é dada muita divulgação. A gente inovou alterando a portaria do Sisu, alterando as regras, para que as instituições, além das vagas presenciais possam ofertar então ensino à distância”, diz o secretário.

Confira abaixo o calendário dos programas:

 

 

Leia mais

A velha política x A velha política

A eleição em Barra de São Francisco está caminhando para uma disputa entre o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) contra o policial militar...

Governo Federal cria grupo de ações estratégicas para recuperação econômica

Coletiva de Imprensa com os ministros no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19 Foto:...

Programa de Incentivo à produção de Leite vai investir R$ 5,7 milhões em estados do Nordeste

Um edital publicado nesta semana pelo Ministério da Cidadania pretende formalizar novos convênios para execução do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade de...

São Gabriel da Palha confirma primeiro caso de coronavírus

O município de São Gabriel da Palha, através...

Leia também

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...