Ministério da Educação divulga novas datas para Sisu e Prouni

Sisu

A partir do segundo semestre de 2020 será possível fazer a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu
– Foto:
Banco de imagens

As datas das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), os dois principais programas de acesso  às universidades no País, foram alteradas. De acordo com o Ministério da Educação, o edital que muda o prazo de inscrição do segundo semestre do Sisu, de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho, deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (17). 

Já o Prouni, que teria as inscrições abertas de 23 a 26 de junho, passou para o dia 14 de julho. Além dessas mudanças, as inscrições do Financiamento Estudantil (Fies), que deveriam ser efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, ocorrerão de 21 a 24 de julho.

De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, as alterações atendem a uma uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas.

De acordo com a pasta, a alteração é positiva, pois possibilitou a ampliação na quantidade de vagas oferecidas. “Se nós não tivéssemos prorrogado na data prevista a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, comentou o secretário.

O ministério informou também que a consulta dos estudantes às vagas disponíveis no Sisu poderá ser feita a partir do dia 30 de junho.

Nessa terça-feira (16), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social, a informação sobre a alteração das datas de inscrições do Sisu. Na ocasião, o ministro disse ainda que será possível optar por um curso de Educação a Distância (EAD). 

 

Educação a Distância 

A partir do segundo semestre de 2020 será possível fazer, pela primeira vez, a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu.

“Essa prorrogação nos permitiu inclusive essa inovação. Até então as instituições públicas só poderiam oferecer vagas presenciais pelo Sisu. As vagas eventualmente de EAD que as instituições públicas têm elas oferecem nos seus próprios portais, então não é dada muita divulgação. A gente inovou alterando a portaria do Sisu, alterando as regras, para que as instituições, além das vagas presenciais possam ofertar então ensino à distância”, diz o secretário.

Confira abaixo o calendário dos programas:

 

 

Leia mais

Alunos de Ibitirama fazem doações para Apae

Fraldas, produtos de higiene pessoal e outros itens foram doados, nessa terça-feira (10), por alunos da...

Vereador Juvenal diz que esposa testou positivo para o novo Coronavírus

O vereador de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto Filho divulgou na noite desta quarta-feira, 13 de maio de 2020, uma nota de esclarecimento,...

Vários nomes circulam nos bastidores de Pancas como possíveis pré-candidatos a prefeito

O município de Pancas, região Noroeste do Estado...

Alunos da Rede Estadual começam a receber cestas básicas do Governo do Estado

Os alunos da Rede Estadual contemplados com as...

Leia também

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...

Espírito Santo chega a 1.803 mortes e 53.393 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (4), o aumento é de 22 mortes e 569 novos casos da doença. Até o momento,...

Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no Sul

Há possibilidade de um novo ciclone no sul...

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Ecoporanga

Na última sexta-feira (03.07), os militares de Ecoporanga receberam a informação de que um cidadão estaria com mandado de prisão em aberto e que...