Ministério da Agricultura lança Observatório da Agropecuária Brasileira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Observatório da Agropecuária Brasileira. A plataforma apresenta dados, informações, conteúdos e painéis dinâmicos sobre o setor no país, permitindo o acompanhamento do volume de dados no ramo  agropecuário e relatórios sobre um determinado produto ou sobre desempenhos de políticas públicas, por exemplo.

O governo federal pretende analisar os dados de forma ampla para que os resultados possam subsidiar processos de tomada de decisão do ministério e dos demais usuários do setor público, privado, terceiro setor e sociedade em geral. Segundo a pasta, as informações serão base também para disponibilização de soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação.

O portal é dividido entre duas plataformas de navegação, uma estatística e outra geoespacial, ambas organizadas em painéis temáticos. A estatística disponibiliza dados numéricos, representações gráficas e informações estruturadas. Já a geoespacial é dedicada à integração de dados territoriais que podem ser visualizados e combinados de acordo com a necessidade de interpretação dos usuários.

“Esse observatório é uma ferramenta que será importante para parlamentares, mas principalmente para a academia, a ciência e a pesquisa; e dará a todos nós a tranquilidade do acesso a dados eficientes e seguros em um país que é a maior potência agroambiental do mundo”, explicou o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes.

Foto: Mapa/Banco de imagensFoto: Mapa/Banco de imagens