Minas Gerais: turismo gastronômico, cultural e ecológico

Compartilhe

O turismo em Minas Gerais está entre os principais motivos pelos quais viajantes do Brasil e do mundo desembarcam no mais charmoso dos estados brasileiros.

Aliás, é impossível falar de Minas sem pensar nas vielas e casarões históricos de cidades interioranas, na culinária simples e com sabor inesquecível, na cultura, cachoeiras e no acolhedor povo mineiro.

Num misto entre modernidade e passado, Minas Gerais é um destino turístico obrigatório para quem vai conhecer o sudeste.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo. Após lê-lo, é só separar seu seguro de viagem, escolher o roteiro e viver os encantos de Minas. Boa leitura!

Turismo em Minas Gerais: melhor época do ano para visitar o estado

Se bater a dúvida sobre a melhor época para viajar a Minas Gerais para turismo, saiba que os meses de abril a setembro são ideais. Porque são mais secos e frescos, com temperaturas mais amenas.

O clima no estado mineiro é  tropical de altitude. Ou seja, sua temperatura varia de acordo com a altitude na região.

Em áreas mais elevadas, que concentram mais de 50% do estado, a temperatura se mantém entre 20°C a 30°C no verão e de 13°C e 25°C no inverno, com picos no auge das estações.

Já nas regiões menos elevadas o clima é tropical. E no período de outubro a março, as chuvas são intensas na maioria do estado.

A partir de março, o clima fica mais seco, se estendendo até setembro, quando inicia a primavera.

5 dicas imperdíveis para quem vai conhecer Minas Gerais

Diversidade de atrativos são a característica de Minas Gerais e o seu turismo. Portanto, dicas não faltam para montar um bom roteiro, agradando a diferentes públicos.

Por isso, separamos abaixo 5 opções imperdíveis para você conhecer o charme de Minas Gerais, da culinária até cidades históricas. Veja!

Desfrute de uma gastronomia rica e saborosa

Do café coado na hora, passando pelo pão de queijo, tropeiro e a cachaça, a gastronomia de Minas Gerais é rica e tem fama mundial.

Quem chega ao estado dificilmente não fica com vontade de experimentar o seu menu, dos pratos simples aos mais sofisticados. Sem falar nos doces que dão água na boca!

Os ingredientes também reúnem tradições dos mineiros, que agregam valor simbólico à culinária mineira e aumentam o seu potencial turístico.

Em regiões mineiras, você experimenta receitas típicas e variadas. Entre as mais famosas estão:

  • tropeiro;
  • tutu;
  • torresmo;
  • pastel de angu;
  • frango com quiabo;
  • canjiquinha;
  • queijo do serro;
  •  pão de queijo;
  • doce de leite;
  • goiabada.

Conheça as coloniais cidades históricas

As tradições culturais são fortes em Minas Gerais. Não é à toa que as cidades históricas recebem milhares de turistas, durante todo o ano.

Podemos citar Ouro Preto como a mais famosa das cidades do turismo de Minas Gerais. Terra natal de Aleijadinho, o município apresenta uma bela arquitetura barroca nos museus e igrejas.

Por isso, recebeu da Unesco o título de Patrimônio da Humanidade. O cenário faz o viajante voltar aos tempos do Brasil colonial.

Outra cidade famosa é Diamantina, lembrada como a terra do  ex-presidente Juscelino Kubitscheck. As igrejas barrocas contém um grande acervo histórico.

Em especial a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com as obras de Aleijadinho, e a Igreja São Francisco de Assis, local de sepultamento de Xica da Silva.

Tiradentes também é um importante ponto do turismo de Minas Gerais. A região reúne arte, história, gastronomia e cultura.

As memórias da Inconfidência Mineira estão presentes com a arte barroca, que foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 1938.

Outros destinos históricos que você pode visitar são:

  • São João Del Rey;
  • Cordisburgo;
  • Congonhas;
  • Mariana;
  • Sabará.

Vá em épocas de festas tradicionais

As manifestações tradicionais de Minas revelam a riqueza popular na região. Os festejos costumam ser repassados de geração em geração.

Um deles é o Congado, presente em cidades do interior do estado e que exalta a origem africana do povo mineiro. A festa reúne manifestações religiosas, canto, dança e teatro.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos maiores eventos de audiovisual de Minas Gerais. A programação reúne  filmes, música, teatro e entretenimento.

No início do ano, a Folia de Reis ocorre nas cidades do interior no dia 6 de janeiro, para celebrar a visita dos três reis magos a Jesus Cristo. Com música e encenação, um cortejo visita a casa de moradores.

Cachoeiras, lagos e outras belezas naturais

Mas nem só de culinária e cidades históricas vive o turismo de Minas Gerais. A natureza também é um grande atrativo aos visitantes.

São vários locais incríveis para se desconectar da cidade grande e aproveitar cenários com lagos, cachoeiras e outras belezas naturais.

Os amantes do ecoturismo podem visitar a região da Serra do Cipó, considerado um dos melhores destinos para o segmento.

As cachoeiras exuberantes, cinquenta e cinco espécies de mamíferos e um Parque Nacional, o local é ideal para um passeio aventureiro com trilhas.

A Lagoa de Furnas fica em torno da hidrelétrica de Furnas. Sua água reflete em tons verdes e azuis, que dão um ar charmoso ao local.

Além disso, há cânions, cachoeiras e poços, que são apenas algumas das atrações na região.

E se o assunto é cachoeiras, não deixe de conhecer o município de Carrancas. Localizado no Sul de Minas Gerais, a cidade oferece um grande circuito turístico aos viajantes.

Turismo pela capital de Minas Gerais: o que conhecer em BH

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, também apresenta uma boa estrutura aos visitantes. A cidade é famosa pelos seus bares, gastronomias e pontos turísticos.

Entre os principais atrativos estão a Lagoa da Pampulha e o Estádio Mineirão, onde ocorrem grandes shows e partidas de futebol.

Vale também uma visita ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade, Parque Municipal e o Mirante do Mangabeiras, assim como o Inhotim, o  maior museu de arte contemporânea a céu aberto.

E não deixe de ir a BH sem visitar o Mercado Central, para degustar o melhor da culinária mineira e adquirir souvenirs interessantes.

Conclusão

Como você acompanhou, o turismo em Minas Gerais oferece atrações imperdíveis. E certamente ficou interessado em preparar um roteiro para eles.

Portanto, não deixe de aproveitar as nossas dicas e arrumar as suas malas para conhecer as terras mineiras. E confira toda a documentação, além de consultar a lista de exigências, vacinas, passaportes ou vistos.

Minas Gerais: turismo gastronômico, cultural e ecológico

Leia também

‘Esse vírus é um perigo’ diz pai de Anitta ao ser internado por Covid-19 após AVC e câncer

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mauro Machado, o pai da cantora Anitta, 29, foi internado novamente após contrair...

MORTALIDADE INFANTIL: Espírito Santo registra taxa de 10,7 mortes de crianças por mil nascidos vivos

O Espírito Santo registrou, em 2019, 10,7 mortes de crianças por mil nascidos vivos, segundo dados do Ministério...

Paciente do ES impedido de se consultar deve ser indenizado por plano de saúde em R$ 10 mil

  Um paciente que foi impedido de se consultar com neurologista em um hospital de Vila Velha deve ser...

Pavimentação em Vargem Alegre está quae pronta

A população do distrito de Vargem Alegre, interior de Barra de São Francisco, está comemorando o avanço das...

Embriagado acaba preso após tentar atropelar PM que reagiu com tiro nem Mantenópolis

Um homem de 36 anos que conduzia um veículo Gol de cor cinza foi preso na noite deste...

‘Terceira via é uma mentira’, diz Alexandre Frota na Parada LGBT+

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pré-candidato a deputado estadual em São Paulo, Alexandre Frota (PSDB) esteve no Camarote...

São Paulo define ordem de desfiles das escolas de samba em 2023

Ainda é junho, mas já foi dada a largada para o Carnaval SP 2023. A ordem dos desfiles...

Polícia Civil expande o Projeto ‘Homem que é Homem’ para o município de Nova Venécia

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher...