Militares participam de curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã em Colatina

Compartilhe

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (11), a cerimônia de abertura do curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã. A formação é oferecida pelo Governo do Espírito Santo aos membros dos Conselhos de Segurança (Consegs) e lideranças comunitárias do Estado. O encontro aconteceu no auditório do SEST/SENAT, em Colatina, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Estão participando das aulas presenciais e online integrantes da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e Penal, membros do Conselho Municipal de Segurança (Conseco) e outras lideranças. Em Colatina, as palestras serão ministradas até o dia 03 de junho.

Na abertura do encontro, o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Sandro Roberto Campos, elogiou a atuação dos conselheiros comunitários de segurança e lideranças comunitárias nas discussões sobre a segurança pública do Estado. “Segurança pública se constrói com a participação de todos. As lideranças comunitárias, principalmente, devem participar de forma mais efetiva no processo de construção das políticas de segurança pública de sua cidade”, destacou.

Dando continuidade, o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira, realizou a palestra “O papel dos Consegs no Programa Estado Presente”, e explicou que “Segurança pública é um assunto muito complexo que deve ser resultado da interação do indivíduo, da sociedade em geral e do Estado, incluindo as forças de segurança”.

O curso será ofertado no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas. O corpo docente é formado por professores especialistas em diversas áreas, que vão abordar conteúdos relativos à segurança cidadã, direitos humanos, atuação do terceiro setor, gestão integrada de segurança pública, teorias criminais, entre outros. A capacitação é gratuita e aberta aos membros dos conselhos de segurança, lideranças comunitárias e pessoas ligadas ao tema.

 

Leia também

Brasileiro Feminino: Corinthians bate Cresspom em jogo 100 de Tamires

O Corinthians assumiu, provisoriamente, a vice-liderança da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Neste domingo (15),...

Senado aprova projeto sobre injúria racial em locais públicos

O Senado aprovou hoje (18) um projeto de lei (PL) que cria um tipo penal para a conduta...

Meury Salles deu show de sofrência na feira gastronômica do dia 14

  No sábado, 14 de maio, aconteceu mais uma rodada da aula de zumba para inscritos no Projeto Avivar...

BB firma acordos e anuncia programa focado em reduzir emissão de gases

Para colaborar com a meta global de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o Banco...

INDICADORES: preço do café arábica sobe nesta quarta-feira (18)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (18) com alta de 0,02% no preço...

Flamengo recebe Universidad Católica pela Libertadores no Maracanã

Após 12 dias fechado para o plantio da grama de inverno, o Maracanã reabrirá nesta terça-feira (17), a...

Emissão de CNH será suspensa entre 26 e 31 de maio; saiba como fica o processo

  O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) vai suspender temporariamente o serviço de triagem de processo...

Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e...