Milionários do Reino Unido pedem para pagar mais impostos: “custo da recuperação não pode recair sobre os mais pobres”

Compartilhe

Um grupo de 30 milionários do Reino Unido pediu ao chanceler do Tesouro, Rishi Sunak, para pagar mais impostos junto com outras pessoas ricas porque eles podem pagar e “o custo da recuperação não pode recair sobre os jovens ou com rendimentos mais baixos”. Em uma carta aberta, os milionários recomendaram a aplicação de um imposto sobre a riqueza das pessoas mais ricas do país com o objetivo de ajudar a pagar pela recuperação da crise do coronavírus e diminuir a desigualdade. O teor do documento foi publicado no jornal The Guardian.

De acordo com uma pesquisa da Greenwich University, o imposto sobre a fortuna sobre o 1% do topo das famílias do Reino Unido – aquelas com fortunas de mais de £ 3,6 milhões – poderia gerar pelo menos £ 70 bilhões por ano. O valor representaria 8% da receita tributária total atual, mas afetaria apenas cerca de 250.000 famílias.

Os milionários também disseram que aumento planejado de 1,25 ponto percentual nas contribuições para o seguro nacional “afetaria mais duramente os trabalhadores”. “O custo da recuperação não pode recair sobre os jovens ou os de menor renda. Muitos de nós – pessoas com riqueza – apoiaremos um sistema de tributação mais progressivo e pedimos que façam o mesmo ”, disse o grupo, que faz parte do movimento Milionários Patrióticos, na carta. “Ao decidir como preencher a lacuna financeira, olhe para nós. Reparar nosso país é mais valioso do que aumentar nossa riqueza”, afirmaram.

“Podemos contribuir mais e queremos investir no reparo e na melhoria de nossos serviços compartilhados. Temos orgulho de pagar nossos impostos para reduzir a desigualdade, apoiar uma assistência social mais forte e o NHS e garantir que estejamos construindo uma sociedade mais justa e verde”, acrescentaram.

Os milionários signatários desejaram a Sunak que “resolva o desequilíbrio econômico do sistema tributário atual, que representa uma carga profundamente desigual para os trabalhadores”.

À medida que a crise do custo de vida se aprofunda e atinge as famílias mais pobres do Reino Unido, a fortuna combinada dos bilionários do Reino Unido aumentou 22% para £ 597 bilhões desde o início da pandemia do coronavírus.

Um dos signatários, Gary Stevenson, um ex-comerciante multimilionário da cidade, disse: “em vez de aumentar o seguro nacional e tirar £ 1.000 por ano das famílias com crédito universal, o chanceler, que é um multimilionário, deveria estar cobrando impostos a si mesmo e a pessoas como eu – pessoas com riqueza. Não podemos esperar uma recuperação forte ou estável se a carga fiscal for colocada sobre nossos prestadores de cuidados, limpadores de rua e professores – funcionários-chave que merecem melhor – enquanto não tributamos os ricos”.

 

Leia também

Salários das profissões do futuro passam de R$ 10 mil

MARINA COSTA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cinco carreiras do futuro estão ligadas à tecnologia, aponta pesquisa feita...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem aumento nesta terça-feira (5)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (5) com alta de 3,24% e o produto...

Ministério da Economia e Enap vão premiar municípios empreendedores

Os municípios que se destacam pelo empreendedorismo podem receber uma premiação pelas ações na área para incentivar novas...

Prefeitura constrói mais uma ponte ecológica no Rio Campo em Monte Sinai (Vermelha)

A Secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construiu mais uma ponte ecológica...

Operação em Pinheiros apreende adolescente com drogas e homem portando arma de fogo

A Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, em operação com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu...

Morte da jornalista Maria Nilce: relembre o crime marcante de 1989

    Jornalista Maria Nilce foi morta em 1989 — Foto: TJES/Divulgação A jornalista Maria Nilce foi assassinada a tiros em...

Mais uma ponte ecológica construída no Rio Campo

Funcionários da Secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construíram mais uma ponte...

Dois jovens morrem em grave acidente entre motos em Alto Rio Novo

Duas pessoas morreram em um grave acidente entre duas motocicletas na tarde desta sexta-feira (1º), na rodovia ES-164...