Milho na composição e até mofo: quase uma tonelada de café é apreendida no Espírito Santo

Compartilhe

Mais de dois mil pacotes de café com irregularidadesforam retirados de circulação em Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, na Grande Vitória, nesta segunda-feira (2). A apreensão faz parte da 4ª etapa da operação da Polícia Civil que combate a comercialização do produto impróprio para consumo no estado.

As três marcas que foram alvos da operação, assim como os oito supermercados que as vendiam, não tiveram os nomes revelados pela polícia.

Foram constatadas irregularidades como umidade excessiva, mistura de milho na composição e até mofo, de acordo com análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Na 1ª fase da operação, realizada em janeiro de 2022, a Polícia Civil apreendeu quase 30 mil unidades irregulares das marcas Tem+, Minete e Campestre, em ao todo oito estabelecimentos capixabas, vistoriados nos bairros Gaivotas, Aribiri, Alecrim e Porto Novo, em Vila Velha; em Porto de Santana e São Francisco, em Cariacica, e em Barcelona, na Serra.

Na 2ª etapa, ainda no mês de janeiro, foram mais 12 mil unidades apreendidas, com milho e até madeira na composião do café das marcas Tem+, Minete, Campestre e Café Monte’z Bravio, vedidas no interior do estado, em estabelecimentos de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz, João Neiva, Iúna, Ibatiba e Marechal Floriano.

A 3ª etapa ocorreu em março de 2022, e tirou de circulação cerca de 33 mil pacotes de café com irregularidades como alta umidade, madeira na composição e ausência de regras básicas de rotulagem. As unidades apreendidas foram das marcas Café Pedigo, Café Cachoeirinha e Café Pelé. Os produtos foram encontrados em estabelecimentos de Vila Velha, Cariacica e Guarapari, na Grande Vitória.

Apreensão desta segunda-feira (2) faz parte da 4ª etapa da Polícia Civil contra a venda de café irregular no Espírito Santo — Foto: Divulgação/PCES

Apreensão desta segunda-feira (2) faz parte da 4ª etapa da Polícia Civil contra a venda de café irregular no Espírito Santo — Foto: Divulgação/PCES

 

Leia também

Projetos sobre combustíveis devem tramitar rápido no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem mostrado interesse em colocar na pauta de votação na Casa...

TSE e Telegram assinam acordo para combater desinformação nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social de troca de mensagens instantâneas Telegram assinaram hoje (17) um acordo para combater...

Motorista embriagado bate em muro de chácara e acaba preso pela PM

Um jovem foi detido após dirigir embriagado e bater no muro de uma chácara, na manhã desta terça-feira,...

Ações do Projeto Avivar avançam com Roda de Conversa

O Projeto Avivar, implantado há três meses em Barra de São Francisco avança a cada dia com novos...

EDP prorroga feirão de negociação de débitos

  A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, prorrogou até o dia 30 de junho o Feirão de...

Ituano arranca empate com o Grêmio na Série B

Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Ituano arrancou um empate de 1 a 1 com...

1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café é transferida para a área de festas no Polo Industrial

A área de festa no Polo Industrial está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte),...