Microcrédito operado pelo Banestes será um dos cases apresentados no Fórum de Desenvolvimento da ABDE

Tem início a partir desta segunda-feira (26), a edição de 2021 do Fórum do Desenvolvimento, evento organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A programação vai até o dia 30, e tem como foco as diversas transições que estão acontecendo no mundo, sejam sociais, econômicas e climáticas, que impactam a agenda de futuro e o relançamento da economia brasileira em bases sustentáveis.

O diretor-presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), José Amarildo Casagrande, é um dos painelistas convidados, e irá participar do painel “Desenvolvimento e Diversidade”, que acontece no dia 29, das 10h às 11h. O painel tem como objetivo discutir as oportunidades e entraves para a incorporação do tema da diversidade, em suas várias perspectivas, nas políticas de promoção ao desenvolvimento sustentável.

A participação do presidente do Banestes tem como foco a apresentação do case de atuação do banco na operação das linhas de Microcrédito, com atenção especial ao projeto Crescemos Juntas, para mulheres empreendedoras. O banco estadual opera linhas de microcrédito por meio do Programa Nossocrédito, do Governo do Estado, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

“O Banestes conquistou um espaço muito relevante no contexto brasileiro de operação de microcrédito. Somos uma referência nacional no assunto. Só em 2020, o banco liberou mais de R$ 103 milhões em microcrédito. Fazemos a diferença na vida de muitos capixabas com a oferta de crédito com condições diferenciadas a empreendedores de menor porte. Temos o compromisso de atuar em prol do fortalecimento econômico do Espírito Santo e da inclusão social. É uma grande honra ter recebido este convite e apresentar o case do Banestes em um ambiente do mais alto nível para a discussão de tópicos de tamanha importância no contexto do desenvolvimento”, ressalta Amarildo Casagrande.

O painel será moderado pela representante do Prosperity Fund UK, Maud Chalamet. Também participam do painel o diretor da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira; a gerente do Programa Ganha-Ganha, ONU-Mulheres, Tayna Leite; a co-fundadora da DIMA Consultoria, Luana Ozemela; e a presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, Marcia Maia.

Sobre o Fórum do Desenvolvimento 2021

O evento será 100% on-line, gratuito, sempre das 09h às 13h e aberto ao público interessado. Para participar, é necessário realizar inscrição. Serão cinco dias de palestras, debates e mesas redondas com representantes dos governos Federal e Estaduais e integrantes de instituições financeiras de todo o mundo, além da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entre os participantes confirmados estão o presidente da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do International Development Finance Club (IDFC), Rémy Rioux; o vice-presidente do Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), Joachim von Amsberg; o vice-diretor geral do BIS, Luiz Awazu Pereira; o economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Martin Rama; o chefe da Divisão de Política Fiscal e Supervisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Medas; e o diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Jorge Moreira da Silva.

Cada dia do Fórum terá uma temática. No dia 26, o tema “Da Covid-19 à retomada sustentável: políticas de desenvolvimento em transição” vai discutir os impactos da pandemia no mercado financeiro. No dia seguinte, será a vez de debater as mudanças geopolíticas em “O mundo em transição”. Dia 28, o “O sistema financeiro em transição” abordará as transformações e novas tecnologias do setor. Já no dia 29, a temática “Uma transição sustentável e inclusiva” coloca em pauta a inclusão social e diversidade. O último dia do Fórum abordará o “Futuro do Desenvolvimento no Brasil” e os desafios das instituições financeiras.

Para saber mais e realizar a inscrição de forma gratuita basta acessar o hotsite exclusivo do evento: https://www.forumdodesenvolvimento.com.br/.

Fórum do Desenvolvimento 2021
Realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

Leia mais

Leia também