MG: Governo Federal participa da abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos • SiteBarra

MG: Governo Federal participa da abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou da abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, neste domingo (22), em Belo Horizonte (MG). Com o tema Água em Pauta: Múltiplas Dimensões, o evento segue até a próxima sexta-feira (26), com uma programação de sessões técnicas, conferências e mesas redondas. Confira o vídeo de abertura.

Presente à cerimônia de abertura, o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo, reforçou o compromisso do Governo Federal em diminuir as desigualdades regionais, tendo a água como o fio condutor das ações.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional concentra políticas importantes, como as de gestão de recursos hídricos, saneamento, irrigação, defesa civil e desenvolvimento regional, com as quais esperamos reduzir as desigualdades regionais no País”, afirmou Melo. “E água é um elemento importante para minimizar esses efeitos da desigualdade, considerando as oportunidades de acesso a ela, que são diferenciadas. Por isso, todas as nossas ações têm alguma ligação com este recurso, que precisa estar disponível, em quantidade e qualidade, para todos os brasileiros”, completou.

Ao longo da programação, serão abordados temas como planejamento, gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias. Também haverá debates sobre inovações em monitoramento e gestão de dados.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, destacou a importância da água para o desenvolvimento do País. “A água conecta setores para a produção de energia, de alimentos, para a produção industrial, assim como conecta a promoção da saúde pública. Por isso, este ano, escolhemos falar das múltiplas dimensões da água”, explicou.
 

Foto: MDR/DivulgaçãoFoto: MDR/Divulgação