Mesmo após reabertura, governo não descarta nova proibição de funcionamento do comércio no Espírito Santo

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado. Mesmo assim, em pronunciamento, na noite desta segunda (27), o governador Renato Casagrande não descartou a possibilidade de um novo fechamento, caso dispare o número de casos no Espírito Santo.

Casagrande voltou a destacar a importância dos capixabas manterem um distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que não basta o comércio permanecer fechado: é preciso que as pessoas tomem os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

“Muita gente critica que uma atividade econômica está aberta ou não, mas chega no final de semana e vai para a praia, se aglomera, se encontra na casa de amigos, participa de uma festa. Então a gente tem que compreender qual é o nosso papel, para que a gente possa conviver com o vírus e, ao mesmo tempo, a gente distribuir o sacrifício. Não dá para a gente sacrificar um setor só da sociedade. A gente tem que compreender que todos nós estamos tendo que mudar o nosso comportamento”, destacou o governador.

“A gente não poder encontrar nossa família é um sacrifício, não poder fazer uma festa de confraternização de aniversário, não podermos estar com as pessoas em ambientes festivos. Lógico que é um sacrifício. Nós somos uma sociedade que gosta dessas confraternizações. Então como dividir esse sacrifício? É cada um de nós dando uma parcela de contribuição, diminuindo essa interação, diminuindo o deslocamento, evitando sair se não for extremamente necessário”, completou.

O governador ressaltou ainda que, caso as pessoas não façam a sua parte e os casos de covid-19 dispararem no estado, a tendência é que o governo volte a proibir a atividade comercial. “Mesmo que a gente autorize a abrir o comércio do interior, como nós autorizamos, se não tiver adequadamente um controle, nós de novo vamos ter que fechar a atividade econômica. Mas se todos derem a contribuição, se a gente sacrificar o nosso lazer, talvez seja possível de a gente voltar a manter uma atividade econômica média ou razoável”, ponderou.

“A crise não é local, a crise é mundial. Então por mais que a gente abra qualquer atividade, vai ser pequena”, acrescentou.

Reabertura

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado.

Entretanto, os estabelecimentos precisarão cumprir uma série de restrições. Além das regras básicas, como funcionários e clientes de máscara, oferta de lavatórios e álcool em gel, haverá horários alternados de funcionamento. Alguns setores abrirão pela manhã, outros à tarde.

Além disso, os turnos serão de seis horas e cabe ao empresário controlar o número de consumidores dentro dos estabelecimentos. A permissão dada pelo governo é de um consumidor a cada 10 metros quadrados.

Os shoppings também devem voltar a abrir na próxima segunda-feira, mas com regras e horários diferenciados, que ainda serão definidos nesta semana. Já academias, cerimoniais, bares e locais que provocam aglomeração continuarão fechados.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Covid-19: número de casos confirmados no Espírito Santo sobe para 54

O Espírito Santo tem 53 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta sexta-feira (27). Um novo caso, que totalizaria 54, pertence a um...

Dhione Morais será a grande atração do Texas Clube em Água Doce do Norte neste sábado (22)

O cantor sertanejo Dhione Morais promete agitar os fãs que comparecerem no Texas Clube neste sábado...

PSB oficializa candidatura de Victor Coelho à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Victor é o atual prefeito do município. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou nesta terça-feira (15) a candidatura de Victor Coelho à Prefeitura de Cachoeiro...

Leia também

Sobrinho de Pablo Escobar encontra US$ 18 milhões em parede de apartamento

Cinco anos depois de se mudar para um apartamento em Medellín (Colômbia) deixado por seu tio, o narcotraficante Pablo Escobar, Nicolás Escobar achou milhões de...

Norte do ES: criança de 6 anos morre depois de ser espancada

Uma criança de 6 anos morreu, nesta sexta-feira (25), depois de ser espancada. O menino estava internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva...

Espírito Santo segue com quatro cidades aptas a ter segundo turno nas eleições de 2020

  O Espírito Santo tem quatro cidades com mais de 200 mil eleitores, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para...

ES: carro é roubado e bandidos ligam para o dono pedindo dinheiro para devolver veículo

  Bandidos roubaram o carro de um aposentado nesta quinta-feira (24) e depois ligaram para o celular dele fazendo ameaças e pedindo dinheiro para devolver...