Menina de 13 anos é a primeira a jogar entre meninos em um torneio oficial no Espírito Santo

Compartilhe

 

Em 08 de março de 2023 (Dia Internacional da Mulher), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamentou o futebol misto em competições amadoras. Pouco mais de sete meses após a determinação da entidade, o futebol do Espírito Santo teve a primeira meninas a jogar entre meninos, em um torneio oficial. A informação é do ge.

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Neste sábado, pela rodada de estreia do Campeonato Capixaba Sub-13 2023, a jovem Liz Valverde ajudou ao atual campeão Porto Vitória a derrotar a Desportiva Ferroviária, por 2 a 1, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Sem se intimidar, a zagueira de 13 anos jogou toda a partida, ganhou divididas, travou um chute dentro da pequena área e mostrou eficiência nos passes. Após a partida, Liz afirmou que espera que ela possa abrir portas para mais meninas ingressarem no futebol.

– Fico muito feliz, espero que eu possa abrir oportunidades para várias meninas também poderem participar. Espero que elas possam jogar e se divertir igual a mim. Acho que eu joguei bem, o time também, só que é sempre melhorar para que a gente possa, cada vez, fazer mais atuações boas – comemorou Liz, em entrevista ao site da Federação de Futebol (FES).

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

A jovem zagueira contou que começou a jogar por influência do seu irmão.

– Jogo futebol desde 2018 (com oito anos), em escolinhas, e o Porto Vitória é meu primeiro time. Eu comecei por causa do meu irmão (Pedro), que é goleiro. Eu queria também jogar e aí eu estou me divertindo.

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Liz Valverde, zagueira do Porto Vitória — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Os pais da zagueira Liz, o advogado Luciano Olímpio, de 52 anos, e a empresária Polyana Valderde, de 49, viram da arquibancada a ótima atuação da filha no triunfo do Porto Vitória sobre a Desportiva Ferroviária. Luciano afirma que a oficialização do futebol misto nas categorias de base vai abrir muitas possibilidades para o fomento do futebol feminino.

“Foi uma alegria, sobretudo porque a gente enxerga que hoje o mundo está cada vez mais aberto para esse momento das mulheres. Elas viveram a proibição em relação ao futebol. E hoje você ter oficialmente a possibilidade de uma menina jogar com meninos é, sem dúvidas nenhuma, uma perspectiva que se abre para um novo mercado, uma inserção, e um fomento para o crescimento do futebol feminino – afirmou o pai.

Leia também

Políticos e Cesan debatem sobre abastecimento de água em Mantenópolis

Aconteceu na noite desta sexta-feira (24), uma Audiência Pública muito importante na Câmara Municipal de Mantenópolis, com as...

União Europeia anuncia 2 bi de euros para usina de hidrogênio verde no Brasil

A União Europeia (UE) vai apoiar financeiramente a construção de uma usina para produção de hidrogênio verde e amônia no...

Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessidade...

O que perguntar em uma consulta espiritual? Pai Antônio de Ogum explica

As consultas espirituais têm desempenhado um papel significativo na vida de muitas pessoas, proporcionando uma oportunidade única de...

Processo seletivo do Ifes oferta 266 vagas em cursos de graduação; confira

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou edital de processo seletivo unificado para vagas em cursos de...

Reforma tributária: exceções foram necessárias, mas podem aumentar a alíquota do IVA

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que trata da reforma tributária, prevê que as alíquotas da...