Melhores portos públicos serão premiados por desempenho

Melhores portos públicos serão premiados por desempenho

Os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho nas gestões serão premiados pelo Governo Federal Foto: Agência Brasil

Os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho nas gestões serão premiados pelo Governo Federal a partir deste ano. O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), criou o prêmio “Portos + Brasil”, que avaliará e destacará os melhores portos do país, com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

A iniciativa faz parte das diretrizes previstas na Portaria MTPA n° 574/18, que garantem mais autonomia às autoridades portuárias nos procedimentos licitatórios, além de maximizar a descentralização da administração dos portos organizados. A portaria permite, ainda, que o ministério identifique quais autoridades portuárias vêm adotando as melhores práticas de mercado, de gestão e governança, de transparência e que possuam boa estrutura organizacional, física e quadro funcional adequado à exploração portuária.

Segundo Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, a expectativa para a premiação é alta, uma vez que se trata de um importante reconhecimento para a gestão técnica e eficiente que os portos brasileiros vêm adotando a partir de diretriz estabelecida pelo Ministério da Infraestrutura nesse sentido. “A intenção do governo é estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil”, avalia o secretário.

Ranking nacional

A cerimônia para entrega dos troféus ocorrerá no dia 23 de novembro, em Brasília (DF), e serão premiados os portos que tiverem a melhor nota na execução dos investimentos planejados, no crescimento da movimentação, na variação da margem EBTIDA e no ranking do IGAP – o indicador avalia o nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, entre outros.

Confira as quatro categorias em disputa:

– Categoria 1: Execução dos Investimentos Planejados (visa a mensurar a proporção do orçamento de investimento disponível que foi efetivamente executada pela Autoridade Portuária, buscando avaliar a capacidade operacional para concretizar os investimentos desejados).

– Categoria 2: Crescimento da Movimentação (visa a avaliar, em termos percentuais, o crescimento da movimentação dos portos organizados em relação ao ano anterior).

– Categoria 3: Variação da margem EBTIDA (visa a avaliar, em termos percentuais, o crescimento da margem EBTIDA das autoridades portuárias em relação ao ano anterior).

– Categoria 4: Ranking do IGAP (visa a demonstrar a pontuação obtida pelas Autoridades Portuárias no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias, criado pela Portaria n° 574/18).

 

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Melhores portos públicos serão premiados por desempenho apareceu primeiro em Voz da Barra.

Leia mais

INDICADORES: Preço do café continua em queda nesta segunda (13)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a semana (13) com queda de 0,69% no preço e é vendida a R$ 488,95...

Leia também

Marco legal do mercado de câmbio pode ajudar na entrada do Brasil na OCDE

O projeto que visa permitir, entre outras coisas, a abertura de contas em dólar no país, pode auxiliar o Brasil a ingressar na OCDE,...

SESI GOLAB: indústria adota nova metodologia para ampliar saúde e segurança no trabalho

Com o intuito de diminuir os índices de ausência dos funcionários no trabalho, por falta ou atraso, a equipe de Saúde e Segurança do...

Conheça os novos prefeitos das capitais dos estados do Norte

Na região norte do país, o segundo turno das eleições ocorreu de forma tranquila. Pará Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito prefeito de Belém após o segundo...

José Sarto é eleito prefeito de Fortaleza

José Sarto Nogueira (PDT) será o novo prefeito de Fortaleza pelos próximos quatro anos. Neste domingo (29), ele venceu a disputa para o cargo...